Buscar

Com base nos direitos e deveres do representante do CIPA, seu processo de votação e ascensão e reuniões extraordinárias, assinale a afirmação corre...

Com base nos direitos e deveres do representante do CIPA, seu processo de votação e ascensão e reuniões extraordinárias, assinale a afirmação correta.


a. A eleição para representante da CIPA é um processo que deverá ser realizado pós expediente de trabalho da empresa.
b. A reunião extraordinária da CIPA deverá ocorrer apenas em casos de acidentes com vitima em estado grave ou fatal.
c. O item 5.8 da NR 5 estabelece que é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de CIPA desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato. O item 5.8 da NR 5 estabelece que é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de CIPA desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato. Os motivos da dispensa arbitrária, apresentados anteriormente, estão em conformidade com o Art. 477 da CLT, que prevê o rompimento do contrato de trabalho com “demissão por justa causa”. O parágrafo único do Art. 165 (CLT) determina que caberá à empresa comprovar, em caso de reclamação trabalhista, os motivos que levaram à demissão do empregado eleito para a CIPA no período da estabilidade.
d. A empresa não é permitida a demissão nem se comprovar, em caso de reclamação trabalhista, os motivos que levaram ao desejo de demissão do empregado eleito para a CIPA no período da estabilidade.
e. A votação para representante da CIPA não necessita de um número mínimo de votos.

Essa pergunta também está no material:

Prova Unifatecie
12 pág.

Medicina do Trabalho Universidade TiradentesUniversidade Tiradentes

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação correta é a letra c. O item 5.8 da NR 5 estabelece que é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de CIPA desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato. Os motivos da dispensa arbitrária, apresentados anteriormente, estão em conformidade com o Art. 477 da CLT, que prevê o rompimento do contrato de trabalho com “demissão por justa causa”. O parágrafo único do Art. 165 (CLT) determina que caberá à empresa comprovar, em caso de reclamação trabalhista, os motivos que levaram à demissão do empregado eleito para a CIPA no período da estabilidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais