Buscar

A respeito das definições de material didático e material manipulável, fundamentando-se no livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemáti...

A respeito das definições de material didático e material manipulável, fundamentando-se no livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática, analise as afirmativas a seguir.


I. Materiais didáticos são todos os materiais a que se recorre durante o processo de ensino-aprendizagem.
II. Material manipulável são os materiais que permitem a manipulação física pelos alunos, auxiliando na construção de conceitos matemáticos.
III. Materiais didáticos e materiais manipuláveis são sinônimos e podem ser utilizados indistintamente.
IV. Material manipulável é um tipo específico de material didático, utilizado apenas em atividades práticas.

Essa pergunta também está no material:

Materiais Manipuláveis no Ensino da Matemática
15 pág.

Materiais Manipulaveis Faculdade Maurício de Nassau de FortalezaFaculdade Maurício de Nassau de Fortaleza

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas a respeito das definições de material didático e material manipulável, com base no livro-base "Materiais concretos para o ensino de Matemática", temos: I. Materiais didáticos são todos os materiais a que se recorre durante o processo de ensino-aprendizagem. Essa afirmativa está correta. Os materiais didáticos englobam todos os recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem, como livros, apostilas, vídeos, jogos, entre outros. II. Material manipulável são os materiais que permitem a manipulação física pelos alunos, auxiliando na construção de conceitos matemáticos. Essa afirmativa também está correta. Os materiais manipuláveis são recursos que permitem aos alunos manipulá-los fisicamente, como blocos, peças, objetos concretos, que auxiliam na compreensão e construção de conceitos matemáticos. III. Materiais didáticos e materiais manipuláveis são sinônimos e podem ser utilizados indistintamente. Essa afirmativa está incorreta. Embora os materiais manipuláveis sejam uma categoria de materiais didáticos, nem todos os materiais didáticos são manipuláveis. Existem outros tipos de materiais didáticos, como os visuais, auditivos e textuais. IV. Material manipulável é um tipo específico de material didático, utilizado apenas em atividades práticas. Essa afirmativa está correta. O material manipulável é um tipo específico de material didático que é utilizado principalmente em atividades práticas, onde os alunos podem manipulá-lo para compreender conceitos matemáticos de forma mais concreta. Portanto, as afirmativas corretas são I, II e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais