Logo Passei Direto
Buscar
Qual o principal fator que acarreta na insistência do governo pelas escolas inclusivas para alunos surdos?


a. Escolas de surdos não ensinam o Português oral para os alunos, o que dificulta na formação de um cidadão ouvinte.
b. que as escolas regulares oferecem.
d. Os surdos que nascem em cidades afastadas dos grandes centros são prejudicados, pois precisam abandonar suas famílias e viajar para a capital na qual há escolas de surdos.
e. Elas são em maior quantidade do que as escolas bilíngues para surdos, o que facilita do ponto de vista financeiro, já que criar escolas bilíngues para surdos sairia mais caro do que usar as escolas regulares que já existem.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O principal fator que acarreta na insistência do governo pelas escolas inclusivas para alunos surdos é a garantia do direito à educação inclusiva e igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de suas habilidades auditivas. A opção correta seria a letra B, que destaca que as escolas regulares oferecem essa inclusão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Fabíola Silva

há 2 anos

Alternativa C

As escolas de surdos favorecem o sujeito surdo na construção de sua cultura e identidade, visando que ele tenha um ensino igualitário. Não é o foco das escolas de surdos ensinar o Português oral, e sim o Português escrito (o que é exigido pela Lei n.º 10.436, de 24 de Abril de 2002). Devido a isso, formar um cidadão ouvinte não é o foco das escolas de surdos. O fato de as escolas de surdos terem só surdos e poucos ou nenhum ouvinte é um fator muito frisado pelo governo. Contudo, o mesmo pode ser alegado das escolas regulares, que permitem a interação com alunos ouvintes por meio de uma mediação intercultural, mas em que nível? O aluno surdo estar junto de pessoas ouvintes não significa que elas irão interagir com ele, já que o surdo nem sempre fala Português, e os alunos ouvintes não falam Libras (é uma inclusão só no discurso). Realmente, os surdos que nascem em cidades afastadas dos grandes centros são prejudicados, pois geralmente precisam abandonar suas famílias e viajar para a capital para poderem ser escolarizados em escolas de surdos, mas esse não é o ponto crucial da insistência do governo pelas escolas inclusivas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Decreto n.º 5.626/2005, em seu Art. 13, postula que o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua deve ser incluído na grade curricular dos cursos de formação de professores que atuarão desde a educação infantil até o ensino superior, assim como nos cursos de licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa. Dessa forma, assinale a alternativa que condiz com o método que é utilizado na educação de surdos para o ensino da Língua de Sinais como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como segunda (L2).


a. Bilíngue.
b. Pedagogia surda.
c. Oralista.
d. Bimodalista.
e. Comunicação total.

As salas de atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que tem por foco eliminar as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Nesse contexto, qual a principal crítica da comunidade surda com relação às salas de AEE?


a. Que elas não ensinam a escrita de sinais (SignWriting) como recurso pedagógico e de acessibilidade para alunos surdos.
b. Que as aulas ofertadas nas salas de AEE acontecem todos os dias, o que cansa o al

uno surdo, que não consegue acompanhar o ritmo de ensino-aprendizado.

c. Que elas focam muito o ensino do Português escrito e pouco o Ensino da Libras, isso quando não proíbem seu uso na sala de AEE.
d. Que elas focam muito o ensino do Português oral e pouco o Ensino da Libras.
e. Que elas têm turmas reduzidas o que não favorece a interação com outros alunos.

Mais conteúdos dessa disciplina