Buscar

compreender a farmacocinética e a farmacodinâmica são os pontos iniciais para diferenciar as diferentes classes de antimicrobianos. Para estudar an...

compreender a farmacocinética e a farmacodinâmica são os pontos iniciais para diferenciar as diferentes classes de antimicrobianos. Para estudar antibióticos, é importante entender alguns conceitos básicos. Baseado nestas informações, diferencie um antibiótico bacteriostático de um antibiótico bactericida.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Um antibiótico bacteriostático é aquele que inibe o crescimento e a reprodução das bactérias, mas não as mata. Já um antibiótico bactericida é capaz de matar as bactérias. A diferença entre eles está na forma como agem sobre os microrganismos. O bacteriostático impede o crescimento das bactérias, permitindo que o sistema imunológico do paciente as elimine, enquanto o bactericida age diretamente na destruição das bactérias.

0
Dislike0
User badge image

Maria Cecília de Sousa Andrade

Um antibiótico bacteriostático e um antibiótico bactericida diferem em seus mecanismos de ação e efeitos sobre as bactérias:

- Antibiótico bacteriostático: Um antibiótico bacteriostático inibe o crescimento e a reprodução das bactérias, impedindo-as de se multiplicar ativamente. Esses antibióticos não matam diretamente as bactérias, mas reduzem sua população, permitindo que o sistema imunológico do hospedeiro seja capaz de controlar e eliminar a infecção. Os antibióticos bacteriostáticos são eficazes quando a resposta imunológica do paciente é robusta e capaz de lidar com as bactérias em crescimento reduzido. Em alguns casos, o tratamento bacteriostático pode permitir que o sistema imunológico do paciente elimine completamente as bactérias.

- Antibiótico bactericida: Um antibiótico bactericida, por outro lado, é capaz de matar diretamente as bactérias. Esses antibióticos têm a capacidade de destruir as bactérias, causando danos irreversíveis às suas células ou sistemas vitais. Os antibióticos bactericidas são especialmente importantes em situações em que a resposta imunológica do paciente é fraca ou quando as bactérias são particularmente virulentas. Ao eliminar as bactérias, os antibióticos bactericidas ajudam a controlar rapidamente a infecção e reduzem a carga bacteriana no organismo.

É importante ressaltar que alguns antibióticos podem ter características bacteriostáticas em baixas concentrações e bactericidas em concentrações mais elevadas, dependendo da interação específica entre o antibiótico e a bactéria alvo. Além disso, a escolha entre um antibiótico bacteriostático ou bactericida depende da natureza da infecção, da condição do paciente e da susceptibilidade do agente causador da infecção ao antibiótico em questão.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais