Buscar

Dados do IBGE estimam que em 2030 teremos cerca de 40 milhões de pessoas com mais de 60 anos no Brasil.Sobre a prática de atividade física para est...

Dados do IBGE estimam que em 2030 teremos cerca de 40 milhões de pessoas com mais de 60 anos no Brasil.Sobre a prática de atividade física para esta população, quais as recomendações de frequência e intensidade de atividade física? E quais cuidados devem ser observados?

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para a população com mais de 60 anos, as recomendações de atividade física incluem: 1. Frequência: É recomendado realizar atividade física de forma regular, pelo menos 150 minutos por semana, distribuídos ao longo de vários dias. Isso pode ser dividido em sessões de 30 minutos, cinco vezes por semana, por exemplo. 2. Intensidade: A intensidade da atividade física deve ser moderada. Isso significa que você deve se exercitar em um nível que aumente sua frequência cardíaca e sua respiração, mas ainda seja capaz de conversar durante o exercício. Exemplos de atividades moderadas incluem caminhadas rápidas, natação, dança, ciclismo leve, entre outros. Além disso, é importante observar alguns cuidados ao praticar atividade física na terceira idade: 1. Consulte um médico: Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é recomendado consultar um médico para avaliar sua condição de saúde e verificar se você está apto para realizar atividades físicas. 2. Aquecimento e alongamento: Faça um aquecimento adequado antes de iniciar a atividade física e alongue-se após o exercício para evitar lesões musculares. 3. Hidratação: Mantenha-se hidratado durante a prática de atividade física, bebendo água regularmente. 4. Escolha atividades adequadas: Opte por atividades que sejam seguras e adequadas para sua condição física. Se necessário, procure a orientação de um profissional de educação física para ajudá-lo a escolher as melhores atividades. Lembrando que essas são recomendações gerais, e é sempre importante adaptar o programa de exercícios às necessidades individuais e respeitar os limites do corpo.

0
Dislike0
User badge image

José Wilton Lima da silva

O efeito da atividade física no corpo

Contribui para o bom funcionamento dos órgãos, sobretudo do sistema cardiorrespiratório.

Ajuda o intestino a funcionar bem.

Previne doenças, tais como problemas cardiovasculares, diabetes, osteoporose e reumatismo, entre outras, além de ser adjuvante em seu tratamento.

Contribui para a perda de gordura e o ganho de músculos.

Ajuda a equilibrar a ingestão de calorias e o gasto de energia.

0
Dislike0
User badge image

José Wilton Lima da silva

Atividade física e o crescimento da população na terceira idade no Brasil

A prática de atividade física, que tempos atrás era iniciada por idosos apenas por recomendação médica, para muitos hoje já faz parte de um estilo de vida. Trata-se de um público formado por pessoas que sabem que o envelhecimento do corpo humano é inevitável, mas que, com exercícios, buscam maneiras de retardá-lo, interferindo positivamente nesse processo.

A relação entre exercício físico e qualidade de vida é total. Com o passar dos anos, o metabolismo basal, que é a quantidade de energia de que nosso corpo precisa diariamente para sobreviver, diminui. O organismo passa a funcionar mais lentamente e de modo menos eficiente. Músculos, que são a principal fonte consumidora de energia no corpo, reduzem de tamanho e, dessa forma, também diminui o consumo energético.

Esse processo leva a uma tendência natural de acúmulo de gordura no corpo, que a cada ano precisa de menos energia, mas que dificilmente é acompanhada pela diminuição da ingestão de calorias na alimentação.

Para manter o metabolismo basal elevado, o trabalho de fortalecimento muscular é essencial. Ele mantém os músculos com maior volume e ativos, dá mais sustentação à estrutura óssea, evita seu desgaste e auxilia de maneira muito mais eficiente a locomoção, o equilíbrio e as atividades da vida diária em geral.

Esse trabalho de fortalecimento pode ser realizado de diversas formas. Exercitar-se contra uma resistência é o caminho mais eficiente. Exercícios com pesos, como na musculação, com resistência de molas, como no pilates, ou mesmo com resistência do peso corporal são igualmente eficazes, desde que os músculos sejam demandados a fazer um esforço ao qual a pessoa não esteja acostumada no dia a dia.

Nesse processo, contar com ajuda especializada e qualificada pode potencializar resultados e minimizar riscos de lesão, além de servir como motivação para que essa crescente turma que passou dos 60 siga cada vez mais com a filosofia de que mais importante que envelhecer é envelhecer com saúde.

Fonte: revistaproativa.com.br
Professor de educação física:
CRISTIANO PARENTE (CREF 4017-G/SP) É PROFESSOR E COACH DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ELEITO EM 2014 O MELHOR PERSONAL TRAINER DO MUNDO EM CONCURSO PROMOVIDO PELA LIFE FITNESS. É TAMBÉM CEO DA WORLD TOP TRAINERS CERTIFICATION.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais