Buscar

11. De um total de 500 empregados, 200 possuem plano pessoal de aposentadoria complementar, 400 contam com o plano de aposentadoria complementar of...

11. De um total de 500 empregados, 200 possuem plano pessoal de aposentadoria complementar, 400 contam com o plano de aposentadoria complementar oferecido pela empresa e 200 empregados possuem ambos os planos. Sorteia-se aleatoriamente um empregado dessa empresa.
a) Qual é a probabilidade de que ele tenha algum plano de aposentadoria complementar?
b) Qual é a probabilidade de que ele não possua qualquer plano de aposentadoria complementar?
c) Se o empregado conta com o plano de aposentadoria complementar oferecido pela empresa, qual é a probabilidade de que ele tenha plano pessoal de aposentadoria complementar?
d) Se o empregado tem plano pessoal de aposentadoria complementar, qual é a probabilidade de que ele conte com o plano de aposentadoria complementar da empresa?


Essa pergunta também está no material:

UTF-8''Estatística_1_P3_Aula
30 pág.

Estatística I Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A probabilidade de que o empregado tenha algum plano de aposentadoria complementar é a soma das probabilidades de ter apenas o plano pessoal, apenas o plano da empresa ou ambos os planos. Portanto, a probabilidade é (200 + 400 - 200) / 500 = 400/500 = 0,8 ou 80%. b) A probabilidade de que o empregado não possua qualquer plano de aposentadoria complementar é o complemento da probabilidade de ter algum plano. Portanto, a probabilidade é 1 - 0,8 = 0,2 ou 20%. c) Se o empregado conta com o plano de aposentadoria complementar oferecido pela empresa, a probabilidade de que ele tenha plano pessoal de aposentadoria complementar é a proporção dos empregados que possuem ambos os planos em relação aos que possuem apenas o plano da empresa. Portanto, a probabilidade é 200/400 = 0,5 ou 50%. d) Se o empregado tem plano pessoal de aposentadoria complementar, a probabilidade de que ele conte com o plano de aposentadoria complementar da empresa é a proporção dos empregados que possuem ambos os planos em relação aos que possuem apenas o plano pessoal. Portanto, a probabilidade é 200/200 = 1 ou 100%.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais