Ha diversos diagnósticos que poder ser realizados, mas para que se chegue a um resultado correto, um processo minucioso deve ser realizado, pois há muitos transtornos de aprendizagem que possuem alguns sintomas muito parecidos, mas que possuem diferenças especificas e pontuais, cada qual necessita de um tratamento. Em nosso material abordamos algumas características do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Em relação ao TDAH, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso, nas questões que explicam especificamente sobre esse transtorno e suas características.
( ) A mente do indivíduo com TDAH funciona com grande esquema de recompensa, em que devemos punir as ações negativa e recompensar as conquistas e qualidades.
( ) A criança com TDAH não tem dificuldade de aprendizagem, somente uma agitação Fora do comum que acaba atrapalhando a aprendizagem dos demais por não conseguir se manter focado na aula.
( ) As crianças com TDAH apresentam dificuldade para manter o foco nas atividades e uma agitação que atrapalha seu processo de aprendizagem e as demais atividades cotidianas.
( ) Uma criança com TDAH terá grandes e irreversíveis dificuldades no processo de aprendizagem, limitando esse indivíduo em diversos âmbitos.
( ) Um indivíduo com TDAH via de regra, carrega rótulos e reclamações da família e da escola desde muito cedo.
Assinale a alternativa correta:
a. V-V-V-V-V b. F-F-V-V-F c. V-F-V-F-V d. F-V-F-V-F e. F-F-V-F-V
Por isso o trabalho do psicopedagogo deve ser direcionado a cada indivíduo de acordo com suas especificidades. Nesse sentido, analise as afirmativas que tratam sobre a intervenção pedagógica. I. O tempo sempre será o mesmo, independente do grau de dificuldade e capacidade de assimilação, bem como o empenho do paciente, pais e professores durante o período da intervenção psicopedagógica. Sempre é o mesmo tempo para todos os pacientes. PORQUE II. A intervenção deve ser planejada conforme as dificuldades identificadas na avaliação ou diagnóstico prévio. O enquadramento será planejado pelo terapeuta após estudo minucioso do diagnostico psicopedagógico e das condições materiais do paciente. O psicopedagógico ou profissional da educação programará atividades, jogos e brincadeiras, para trabalhar os aspectos deficitários apresentados pelo paciente. Será o modo formal como conduzirá a intervenção psicopedagógica, considerando os dois lados: o do terapeuta e o do paciente. Poderão acontecer algumas mudanças, ao longo do processo, desde que devidamente combinadas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. e. As asserções I e II são proposições falsas.
I. Será desenvolvido e estimulado as mesmas capacidades de um adulto, mas em um nível mais básico.
II. Deve-se desenvolver as capacidades que os pais ou responsáveis julgarem necessárias e mais importantes.
III. Para essa fase, trabalhamos estimulação de coordenação motora grossa e fina, lateralidade, ritmo, estimulação fonética, sons e texturas, firmeza das mãos e pés e socialização.
IV. Para os bebes, devem ser desenvolvidos o reconhecimento das diferentes texturas, cores e lateralidade.
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I e III estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas II está correta.
d. Todas as alternativas estão corretas
e. Apenas III está correta.
a. Apenas I e III estão corretas. b. Apenas I e II estão corretas. c. Apenas II está correta. d. Todas as alternativas estão corretas e. Apenas III está correta.