Buscar

Questão 9/10 - Topografia e Geoprocessamento O levantamento topográfico pode seguir de vários modos, associados ao tipo de terreno e a suas dificul...

Questão 9/10 - Topografia e Geoprocessamento
O levantamento topográfico pode seguir de vários modos, associados ao tipo de terreno e a suas dificuldades naturais ou artificiais de acesso. Dentre as técnicas convencionais, o levantamento de pontos por caminhamento é muito aplicado, por facilitar o planejamento de um itinerário definido previamente por uma série de pontos e que, em campo, segue-se percorrendo o contorno da área, medindo-se todos os ângulos e os lados partindo de uma orientação inicial.
O processamento das coordenadas finais de todos os pontos que formam esta poligonal é obtido a partir destes dados e de uma coordenada de partida, conhecida como a de um marco oficial, ou arbitrada a partir de um ponto de referência local.
As etapas de levantamento de campo por caminhamento envolvem:
• Reconhecimento do terreno com a implantação de piquetes de apoio para a delimitação da superfície a ser levantada;
• Determinação geométrica da figura gerada a partir desta delimitação denominada de poligonal.
Assinale a alternativa correta:


A Um dos métodos para determinar coordenadas de pontos na Topografia é a poligonação, que pode ser realizada por técnica convencional com equipamento ótico mecânico ou eletrônica, com uso de estação total, cujo principal objetivo é a definição de pontos de apoio planimétricos.
B A poligonal compreende um conjunto de curvas não conectadas, cujos comprimentos e direções são resultantes de medições em campo, com leituras diretas, por exemplo, trenas e teodolitos, ou indiretas, como estações-total e prismas
C No levantamento de uma poligonal, o operador estaciona o equipamento e ele se autonivela.
D A partir da ré, o profissional irá rotacionar livremente até observar a posição do pé da baliza - ou mira no caso de estações totais - ou no centro do prisma - no caso de teodolitos.

Essa pergunta também está no material:

APOL I
14 pág.

Topografia e Geoprocessamento I Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: Um dos métodos para determinar coordenadas de pontos na Topografia é a poligonação, que pode ser realizada por técnica convencional com equipamento ótico mecânico ou eletrônica, com uso de estação total, cujo principal objetivo é a definição de pontos de apoio planimétricos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais