Buscar

11. A psicologia social crítica surge na América Latina na década de 1970, tornando-se um dos campos mais relevantes da psicologia social até os di...

11. A psicologia social crítica surge na América Latina na década de 1970, tornando-se um dos campos mais relevantes da psicologia social até os dias atuais. Analise as alternativas a seguir:


I – A psicologia social crítica surge em oposição à psicologia social psicológica e como crítica ao positivismo. Busca uma aproximação da psicologia social com as realidades locais.
II – A psicologia social sociológica privilegia o estudo do comportamento a partir do experimentalismo e da afirmação do cientificismo radical.
III – A psicologia social crítica tem como principal referencial teórico o pós-modernismo, pautado em uma crítica ao positivismo.

Essa pergunta também está no material:

PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO
4 pág.

Psicologia do Trabalho Faculdade AnhangueraFaculdade Anhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas apresentadas: I - A psicologia social crítica surge em oposição à psicologia social psicológica e como crítica ao positivismo. Busca uma aproximação da psicologia social com as realidades locais. Essa afirmação está correta. A psicologia social crítica surge como uma abordagem que questiona a visão positivista da psicologia social e busca uma compreensão mais contextualizada e engajada com as realidades locais. II - A psicologia social sociológica privilegia o estudo do comportamento a partir do experimentalismo e da afirmação do cientificismo radical. Essa afirmação está incorreta. A psicologia social sociológica também é uma abordagem crítica, que busca compreender o comportamento humano a partir de uma perspectiva sociológica, considerando fatores sociais, culturais e estruturais. III - A psicologia social crítica tem como principal referencial teórico o pós-modernismo, pautado em uma crítica ao positivismo. Essa afirmação está incorreta. Embora a psicologia social crítica possa dialogar com algumas ideias do pós-modernismo, ela não se baseia exclusivamente nessa corrente teórica. A psicologia social crítica possui uma diversidade de referências teóricas, como o marxismo, o feminismo e os estudos pós-coloniais, entre outros. Portanto, a alternativa correta é a I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais