Buscar

(UCPel 2021) O dióxido de carbono é um gás bastante utilizado em medicina estética (Carboxterapia) e em criocauterizações em Dermatologia e Ginecol...

(UCPel 2021) O dióxido de carbono é um gás bastante utilizado em medicina estética (Carboxterapia) e em criocauterizações em Dermatologia e Ginecologia. Sobre esse composto são feitas as seguintes afirmacoes:

I – É um composto molecular com ligações covalentes sigma e pi.
II – Trata-se de um óxido ácido.
III – É formado por elementos não metais altamente eletropositivos.
IV – Por possuir momento dipolar resultante igual a zero tende a realizar interações do tipo Dispersões de London entre suas moléculas.

São corretas as afirmações:


a) I, III e IV.
b) I, II e III.
c) II, III e IV
d) I, II e IV.
e) I, II, III e IV

Essa pergunta também está no material:

5-exercicios-funcoes-inorganicas
17 pág.

Química Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa d) I, II e IV. Justificativa: I - O dióxido de carbono (CO2) é um composto molecular formado por ligações covalentes sigma e pi entre os átomos de carbono e oxigênio. II - O CO2 é considerado um óxido ácido, pois reage com água formando ácido carbônico (H2CO3). IV - O CO2 possui momento dipolar resultante igual a zero, o que indica que suas moléculas não possuem uma carga elétrica desbalanceada. Portanto, tende a realizar interações do tipo Dispersões de London entre suas moléculas. As afirmativas III e a opção e) não estão corretas, pois o CO2 é formado por elementos não metais (carbono e oxigênio), mas o carbono é eletronegativo, não eletropositivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais