Buscar

Questão 6/10 Geografia Agrária Considere o fragmento de texto "[. a Geografia Agrária brasileira se desenvolveu seguindo uma trajetória de influênc...

Questão 6/10 Geografia Agrária Considere o fragmento de texto "[. a Geografia Agrária brasileira se desenvolveu seguindo uma trajetória de influências oferecidas pela própria realidade e pelas mudanças paradigmáticas que determinaram os temas de estudo e as formas de além de preocupar-se com estudo da realidade propriamente dita, efetuaram a discussão e a sistematização teórica desse campo de conhecimento, dentro da Geografia" Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível FERREIRA, Darlene Aparecida de Geografia Agrária no Brasil: conceituação e periodização Revista Terra Livre São Paulo, n. 16. p 39-70 jan./jun. 2001 Tendo por referência os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre as características gerais do início dos estudos agrários no Brasil, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

A De modo geral, pode-se definir que os estudos agrários no Brasil foram pouco relevantes, tendo notoriedade apenas na segunda metade do século XX.
B Apesar das disputas epistemológicas que ocorreram na Europa, os estudos agrários no Brasil seguiram caminho exclusivo a partir do método positivista.
C Pode-se afirmar que os estudos agrários brasileiros são influenciados por três métodos distintos: o empirismo lógico, o historicismo e o
D A Geografia agrária clássica, no Brasil, possui autores que não buscavam a transformação social, pois seus estudos estavam atrelados aos interesses do Estado.
E quadro geral da Geografia, assim como seus debates teóricos, não atingiu a geografia agraria no Brasil, que se manteve historicista até a segunda metade do século XX.
A D C A D A C A A B B

Essa pergunta também está no material:

geografia agrária
1 pág.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "A Geografia agrária clássica, no Brasil, possui autores que não buscavam a transformação social, pois seus estudos estavam atrelados aos interesses do Estado."

0
Dislike0
User badge image

Eng. Joelcir Gheno

Letra D

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais