A amebíase é a terceira maior causa de mortalidade entre as protozooses humanas, ficando atrás somente da doença de Chagas e da malária. Além disso, a doença é responsável por prolongados períodos de incapacidade das pessoas atingidas requerendo assistência médica e mesmo hospitalização, razão pela qual constitui importante problema médico e de saúde pública. Leia as afirmativas a seguir:
I. Os cistos resistem a ação dos sucos digestivos e eclodem no íleo terminal ou no cólon. O ciclo patogênico se dá com a multiplicação dos trofozoítas na parede intestinal onde se alimentam de hemácias e restos celulares, causando necroses, e podendo haver eventual propagação da infecção para o fígado, pulmões ou outros órgãos. III. Tanto E. histolytica quanto E. nana são amebas patogênicas. I e II. II. I. I e III. III.
Um paciente foi ao laboratório entregar fezes frescas, mas chegou após o horário. Para não perder a viagem a amostra foi recebida, mas como é sexta-feira ela só será analisada na segunda-feira. O que você recomenda?
Adicionar Solução salina e deixar a 2-8°C. Adicionar formaldeído a 40%. Adicionar formaldeído a 10%. Congelar as fezes. Adicionar meio de cultura NNN ao material.
Com relação aos parasitas e às doenças que causam, pode-se afirmar que
I. A larva cercária, do Schistosoma mansoni, penetra no homem pela pele, causando-lhe a esquistossomose. II. A teníase é doença causada pela Taenia solium ou pela Taenia saginata. III. A cisticercose é doença causada pela larva da Taenia solium. IV. A fasciolíase é uma doença causada pelo Ascaris lumbricoides. V. O saneamento básico pode interferir na transmissão de verminoses. apenas V apenas II e III apenas I, II e III apenas I e II apenas I, II, III e V