Buscar

(ENADE, 2009) A psicologia como ciência caracteriza-se pela tensão entre recortes epistemológicos e pressupostos ontológicos sobre seu objeto, cria...

(ENADE, 2009) A psicologia como ciência caracteriza-se pela tensão entre recortes epistemológicos e pressupostos ontológicos sobre seu objeto, criando, ao longo de sua história, uma diversidade de abordagens, tal como o cognitivismo e a psicologia fenomenológica. Com relação à concepção da psicologia como ciência nessas duas abordagens, analise as seguintes sentenças:

I- Ambas preconizam uma visão de ciência centrada na concepção de descrição precisa e objetiva dos dados da experiência.
II- O cognitivismo contrapõe-se à psicologia fenomenológica, por considerar que a abordagem científica adequada será do processamento da informação como dado objetivo.
III- Para a psicologia fenomenológica, a experiência é irredutível a uma análise descontextualizada da subjetividade do sujeito; portanto, os métodos experimentais são adequados.
IV- O cognitivismo apresenta uma dispersão de métodos que se origina de desdobramentos da abordagem comportamental, da psicologia social e da influência da cibernética e da teoria da informação e da teoria geral dos sistemas.

Assinale a alternativa CORRETA:


A I e II.
B III e IV.
C II e III.
D II e IV.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Psicologia Organizacional e do Trabalho
7 pág.

Psicologia Organizacional e do Trabalho ExatasExatas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais