Buscar

Os pacientes com insuficiência cardíaca congestiva (ICC) apresentam uma série de sintomas característicos, dentre eles, a dispneia. A dispneia ca...

 

Os pacientes com insuficiência cardíaca congestiva (ICC) apresentam uma série de sintomas característicos, dentre eles, a dispneia. A dispneia caracteriza-se pela dificuldade de respirar em detrimento a alterações ocorridas no aparelho cardiovascular. Leia as afirmativas abaixo sobre a dispneia nos pacientes com ICC.

I. Uma queixa comum é a dispneia paroxística noturna, que ocorre na posição dorsal plana quando o paciente com ICC recebe maior volume sanguíneo no coração e desperta do sono relatando-a;

II. Para avaliar a dispneia nos pacientes com ICC, um questionamento importante na anamnese, é sobre quantos travesseiros ele usa para dormir ou se acorda no meio da noite com falta de ar;

III. Pacientes com ICC, comumente referem fadiga, que é caracterizada pela exaustão ao realizar algum exercício que exige força ou ainda, referir cansaço aos esforços. Tal quadro é justificado pelo alto débito cardíaco, característico nos pacientes com ICC.

É correto o que se afirma em:

A. 

I e II, apenas

B. 

I, apenas

C. 

II e III, apenas

D. 

II, apenas

E. 

I, II e III.



💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa E) I, II e III. Todas as afirmativas estão corretas em relação à dispneia nos pacientes com insuficiência cardíaca congestiva (ICC). A dispneia paroxística noturna é um sintoma comum, assim como a necessidade de usar vários travesseiros para dormir ou acordar durante a noite com falta de ar. Além disso, a fadiga também é um sintoma característico da ICC devido ao alto débito cardíaco.

0
Dislike0
User badge image

Pribitencourt

Os focos ou áreas convencionais de ausculta são mitral, tricúspide, pulmonar, aórtico e aórtico acessório (foco de Erb), que propagam ruídos cardíacos denominados 1ª, 2ª, 3ª e 4ª bulhas, avaliados quanto à intensidade, timbre, desdobramentos e componentes. A ausculta baseia-se nas condições da parede torácica (hipofonese e hiperfonese normal), processos pleuropulmonares e cardiopatias (hipofonese anormal) da 1ª e 2ª bulhas. Baseado na interpretação das bulhas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):

I. B1 aumenta a intensidade: quando existe aumento de tecido adiposo ou líquido sobrejacente (obesidade, enfisema, derrame pericárdico), HAS, fibrose ou calcificação da valva mitral.

II. Mitral antecede a tricúspide, pois a sístole no ventrículo esquerdo inicia-se ligeiramente antes do ventrículo direito.

III. B2 aumenta a intensidade: hipotensão arterial, valvas espessadas ou calcificadas, estenose aórtica ou pulmonar.

IV. Ausculta-se 3ª bulha normal em crianças e adultos jovens. Quando patológica, origina um ritmo tríplice de galope.

É correto o que se afirma em:

A. 

II e IV, apenas

B. 

I e II, somente

C. 

I, II e III, apenas

D. 

I, II e IV, apenas

E. 

I, II, III e IV.



0
Dislike0
User badge image

Barbara Quilim

resposta: letra E

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais