A realização de um bom diagnóstico é de grande relevância para todo o processo de intervenção psicopedagógica. Um diagnóstico avaliativo é composto por várias etapas, nas quais o profissional irá levantar hipóteses com o objetivo de chegar a uma conclusão.
Sobre as etapas do Diagnóstico Avaliativo Psicopedagógico, associe os itens que seguem:
I – Queixa. II – Anamnese. III – Sessão Lúdica centrada na Aprendizagem. IV – Entrevista Operativa centrada na Aprendizagem – EOCA.
( ) É uma técnica simples, porém muito rica nos seus resultados. Através dela o psicopedagogo consegue reconhecer as possibilidades do sujeito diante do conhecimento. ( ) São frases trazidas pelos pais, pela escola e pelo próprio paciente na qual há diversas pistas que contribuem para o diagnóstico, trazendo à tona o significado do sintoma da dificuldade no aprender. ( ) Ela objetiva colher dados significativos sobre a história de vida do paciente. Da análise do seu conteúdo obtemos dados para o levantamento de hipóteses sobre a possível origem do caso. ( ) Tem como objetivo principal conhecer o universo interno da criança e a forma como se relaciona com o meio externo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de respostas:
A II – III – IV – I. B III – I – IV – II. C II – IV – I – III. D IV – II – I – III.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A A primeira afirmação é verdadeira e a segunda afirmação é falsa. B As duas afirmacoes são verdadeiras, porém não estabelecem relação entre si. C As duas afirmações são verdadeiras e estabelecem relação entre si. D A primeira afirmação é falsa e a segunda afirmação é verdadeira.
Assinale a alternativa que complete corretamente a frase:
A Que são os sujeitos da autoria de pensamento, isto é, a posição subjetiva que cada um ocupa diante do conhecimento. B Que diz respeito ao papel social que cada um ocupa numa hierarquia frete ao conhecimento. C Que diz respeito a lugares fixos e estáveis nas situações de ensino e aprendizagem. D Que são posições hierárquicas assumidas no contexto psicopedagógico clínico.