Buscar

A respeito do fluxo de energia e do ciclo da matéria, assinale o que for correto. I - Os organismos produtores (autotróficos) sintetizam seu própri...

A respeito do fluxo de energia e do ciclo da matéria, assinale o que for correto.
I - Os organismos produtores (autotróficos) sintetizam seu próprio alimento orgânico a partir de matéria não orgânica, e esse alimento é utilizado por eles e pelos organismos consumidores (heterótrofos), que não são capazes de executar essa função.
II - No caso das pirâmides ecológicas, pode-se observar que a base é mais larga, pois é necessário um grande número de produtores para alimentar uns poucos herbívoros, que, por sua vez, servirão de alimento para um número ainda menor de carnívoros.
III - Na transferência de energia entre os seres vivos pode ocorrer reaproveitamento de energia liberada.
IV - A matéria pode ser reciclada, processo conhecido como ciclo da matéria ou ciclo biogeoquímico.
V - Os principais produtores são os organismos fotossintetizantes. Eles transformam a energia luminosa solar em energia química, que é então transmitida aos demais seres vivos. Essa energia, no entanto, diminui à medida que passa de um consumidor para outro, pois parte dela é liberada sob a forma de calor e parte é utilizada na realização dos processos vitais do organismo.
0 - I e II
1 - II e III
2 - III e IV
3 - IV e V
4 - I e V
a) 0 e 1
b) 1 e 2
c) 2 e 3
d) 3 e 4
e) 4 e 5

Essa pergunta também está no material:

Testes de ciclos biogeoquímicos (2_3) _ Blog do Prof Djalma Santos
16 pág.

Ecologia Escola Santa AfraEscola Santa Afra

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d) 3 e 4". Isso porque a afirmativa III é verdadeira, pois na transferência de energia entre os seres vivos pode ocorrer o reaproveitamento de energia liberada. E a afirmativa IV também é verdadeira, pois a matéria pode ser reciclada, processo conhecido como ciclo da matéria ou ciclo biogeoquímico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais