Buscar

[Laboratório Virtual – Métodos de Conservação dos Alimentos: Secagem de Frutas] No laboratório virtual foram avaliados os efeitos do processo de se...

[Laboratório Virtual – Métodos de Conservação dos Alimentos: Secagem de Frutas] No laboratório virtual foram avaliados os efeitos do processo de secagem em frutas. A secagem é um dos métodos de conservação de alimentos mais antigos e amplamente utilizados em todo o mundo. Existem diversos motivos que justificam a utilização da secagem como método de conservação dos alimentos. Diante deste contexto, descreva três motivos que justificam a utilização da secagem como método de conservação dos alimentos.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A secagem é um método de conservação de alimentos amplamente utilizado devido a diversos motivos. Três justificativas para a utilização da secagem como método de conservação dos alimentos são: 1. Aumento da vida útil: A secagem remove a umidade dos alimentos, o que reduz a atividade de microorganismos e enzimas responsáveis pela deterioração dos alimentos. Com a umidade reduzida, os alimentos têm sua vida útil prolongada, podendo ser armazenados por mais tempo sem perder suas propriedades nutricionais. 2. Redução do volume e peso: A secagem reduz o teor de água dos alimentos, o que resulta em uma diminuição significativa do volume e peso. Isso facilita o armazenamento, transporte e distribuição dos alimentos, tornando-os mais práticos e econômicos. 3. Preservação de nutrientes: A secagem dos alimentos preserva os nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, devido ao processo de desidratação controlada. Dessa forma, mesmo após a secagem, os alimentos mantêm grande parte de seu valor nutricional, tornando-se uma opção saudável e conveniente para consumo. Esses são apenas alguns dos motivos que justificam a utilização da secagem como método de conservação dos alimentos. Vale ressaltar que a escolha do método de conservação adequado depende das características específicas de cada alimento e das condições de armazenamento desejadas.

0
Dislike0
User badge image

Auricelia Tavares

Além de ser um método econômico e permitir a conservação do alimento, a secagem aumentando sua vida útil do mesmo, ou seja, impede o desenvolvimento de microrganismos e insetos. Vale ressaltar que o alimento mesmo desidratado é nutritivo e viabiliza o transporte e comercialização, tendo em vista serem compactos e manterem a qualidade por períodos considerados longos. Para o agricultor, viabiliza antecipação de colheitas, pois reduz as perdas após a colheita, em contrapartida libera áreas para outros plantios, proporcionando o rodízio de culturas, melhorando a qualidade do solo. Em suma, a secagem é uma das etapas do pré-processamento, este método que resulta na retirada de água (líquidos) do material, utiliza para o referido processo o ar quente para a transferência de calor para o alimento e consequentemente ocorre a vaporização da água, ocasionado a desidratação. Existem diferenças entre secagem e evaporação. Em outras palavras, a secagem é um processo simultâneo de transferência de calor e massa (umidade) entre o produto e o ar de secagem, cuja remoção da umidade é realizada de forma a manter o equilíbrio preservando a aparência, qualidades nutritivas e, no caso de grãos, a viabilidade como semente.

0
Dislike0
User badge image

Edson Machado

De acordo com a pergunta, a secagem como método de conservação dos alimentos é muito importante e é bastante utilizado por muitos motivos, dentre eles destaco as três seguintes: a) Aumento da vida útil do alimento, porque a secagem remove a umidade e reduz a atividade de microorganismos e enzimas responsáveis pela deterioração dos alimentos, dessa forma com a umidade reduzida, aumenta e avida útil e pode ser armazenado por maior tempo; b) Redução do volume e peso, nesse ponto a secagem reduz o teor de água dos alimentos, deixando-os com volume e peso, isso facilita o armazenamento, transporte e distribuição dos mesmos diminuindo custos; c) Preservação de nutrientes, quando se faz a secagem dos alimentos ocorre a preservação dos nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, por causa da desidratação controlada. Dessa forma, mesmo após a secagem, os alimentos mantêm grande parte de seu valor nutricional, tornando-se uma opção saudável e conveniente para consumo, assim essas são três dentre outras formas que justificam a utilização da secagem como método de conservação dos alimentos.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais