Buscar

Sobre os mecanismos hemostáticos, analise as assertivas abaixo: I – Os mecanismos hemostáticos são: hemostasia primária, hemostasia secundária (co...

Sobre os mecanismos hemostáticos, analise as assertivas abaixo:

I – Os mecanismos hemostáticos são: hemostasia primária, hemostasia secundária (coagulação) e fibrinólise (remoção do coágulo). Esses processos ocorrem normalmente mediante a lesão de um vaso, como uma resposta para conter um problema.
II – Hemostasia primária é o processo que se inicia com a presença de uma injúria vascular e consiste na formação de um tampão hemostático primário pela agregação plaquetária.
III – O endotélio é de grande importância no controle da hemostasia, pois possui função protetora e também libera substâncias que mantém a fluidez do sangue, substâncias estas, com importante papel na atividade agregante plaquetária, que impedem a formação de trombos.
IV – Na hemostasia secundária ocorre a coagulação e consolidação do tampão plaquetário e consequente, ativação da cascata de coagulação.
V – O terceiro mecanismo hemostático é a fibrinólise, que consiste na ativação de mecanismos trombóticos. Um dos principais agentes dessa fase é o ativador de plasminogênio tecidual (t-PA), que converte o plasminogênio circulante em plasmina, que é uma enzima fibrinolítica que lisa a rede de fibrina, com objetivo de evitar a formação de trombos.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas I, III e V estão corretas.
c. I, II, III e V estão corretas.
d. Apenas I, II e V estão corretas.
e. Apenas I, II e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - 01_09_2023 - VALOR 8,0 PONTOS Revisão da tentativa
10 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa c) I, II, III e V estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais