Buscar

4 A classificação de McNew classifica as doenças de acordo com as desordens fisiológicas que os agentes causais causam nas plantas. Disserte sobre ...

4 A classificação de McNew classifica as doenças de acordo com as desordens fisiológicas que os agentes causais causam nas plantas. Disserte sobre os grupos da Classificação de McNew e em relação a agressividade, parasitismo e especificidade dos patógenos em relação ao hospedeiro.

R.: Segundo a classificação de McNew, doenças do grupo I destroem os órgãos de reserva, grupo II causa danos em plântulas, grupo III causam podridões de raiz e colo, grupo IV são doenças vasculares e grupo VI interferem na translocação de substâncias elaboradas.

Os patógenos dos grupos I e II apresentam alta capacidade destrutiva. Patógenos dos grupos V e VI são considerados mais evoluídos quanto à evolução do parasitismo e a especificidade dos patógenos em relação ao hospedeiro aumenta do grupo VI para o I.


Essa pergunta também está no material:

GABARITO_Fitopatologia
30 pág.

Fitopatologia Aplicada Universidade Federal do Sul e Sudeste do ParáUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A classificação de McNew é uma forma de categorizar as doenças de acordo com as desordens fisiológicas que os agentes causais causam nas plantas. Essa classificação divide as doenças em grupos, levando em consideração os danos específicos que cada grupo causa nas plantas. No grupo I, as doenças destroem os órgãos de reserva das plantas. Já no grupo II, os danos são causados principalmente em plântulas. No grupo III, as doenças causam podridões de raiz e colo. O grupo IV é composto por doenças vasculares, que afetam o sistema de transporte de nutrientes e água nas plantas. Por fim, o grupo VI é formado por doenças que interferem na translocação de substâncias elaboradas. Quanto à agressividade dos patógenos, os grupos I e II apresentam uma alta capacidade destrutiva, causando danos significativos às plantas. Já os patógenos dos grupos V e VI são considerados mais evoluídos em relação ao parasitismo, ou seja, são mais eficientes em se estabelecer e se reproduzir nas plantas hospedeiras. Além disso, a especificidade dos patógenos em relação ao hospedeiro aumenta do grupo VI para o I, ou seja, os patógenos do grupo I são mais específicos em relação às plantas que podem infectar. Essa classificação é importante para entendermos melhor as doenças que afetam as plantas e auxiliar no desenvolvimento de estratégias de controle e prevenção.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais