Buscar

Qual é a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa? A pesquisa qualitativa é mais objetiva, enquanto a pesquisa quantitativa é mais sub...

Qual é a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa?


A pesquisa qualitativa é mais objetiva, enquanto a pesquisa quantitativa é mais subjetiva.
A pesquisa qualitativa e quantitativa são termos usados indistintamente para se referir a mesma metodologia de pesquisa.
A pesquisa qualitativa é mais rápida e econômica, enquanto a pesquisa quantitativa é mais demorada e custosa.
A pesquisa qualitativa é mais adequada para explorar aspectos subjetivos e complexos de um fenômeno, enquanto a pesquisa quantitativa é mais adequada para medir a frequência e magnitude de um fenômeno.
A pesquisa qualitativa é baseada em dados numéricos, enquanto a pesquisa quantitativa é baseada em observações e descrições.

Essa pergunta também está no material:

AV1 - Metodologia Cientifica
5 pág.

Metodologia Científica Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa está relacionada à abordagem e aos métodos utilizados em cada uma delas. A pesquisa qualitativa é mais adequada para explorar aspectos subjetivos e complexos de um fenômeno. Ela busca compreender as percepções, opiniões, significados e experiências dos participantes. Utiliza técnicas como entrevistas em profundidade, observação participante e análise de conteúdo. Os dados coletados são descritivos e não são facilmente quantificáveis. Já a pesquisa quantitativa é mais adequada para medir a frequência e magnitude de um fenômeno. Ela busca obter dados numéricos e estatísticos para realizar análises quantitativas. Utiliza técnicas como questionários estruturados, experimentos controlados e análise estatística. Os dados coletados são quantificáveis e permitem generalizações estatísticas. Portanto, a pesquisa qualitativa é mais subjetiva, exploratória e busca compreender os aspectos subjetivos de um fenômeno, enquanto a pesquisa quantitativa é mais objetiva, busca medir e quantificar os fenômenos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais