Buscar

(ENADE, 2011) O Minimalismo é um movimento artístico que surgiu nos Estados Unidos da América, na década de 1960, e foi denominado de arte 'ABC' ou...

(ENADE, 2011) O Minimalismo é um movimento artístico que surgiu nos Estados Unidos da América, na década de 1960, e foi denominado de arte 'ABC' ou Minimal Art. Influenciado pelas correntes abstracionistas das vanguardas artísticas do início do século XX - tais como o suprematismo e o neoplasticismo, entre outros - o Minimalismo se expandiu pela arte e pela arquitetura. Para Giulio Carlo Argan (1909-1992) - historiador e teórico da arte - o objetivo da Minimal Art seria realizar uma síntese de volume e cor, criando formas elementares a partir de estruturas geométricas primárias, capazes de se impor na paisagem das megalópoles industriais, ao mesmo tempo apinhada e desolada. Considerando as relações estabelecidas com outras manifestações artísticas, conclui-se que o Minimalismo:


A Adotou, como o Neoplasticismo, a ideia de que uma obra de arte deve ser concebida durante sua execução.
B Celebrou o racionalismo e um modo matemático de pensar, tal como o Expressionismo Abstrato.
C Descreveu o ambiente consumista e sua mentalidade, assim como a Pop Art na década de 1950.
D Compartilhou com o Construtivismo um compromisso com o rigor conceitual, relacionando a arte com a ciência e a tecnologia.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Estética e História da Arte
7 pág.

Estética e História da Arte I UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D. O Minimalismo compartilhou com o Construtivismo um compromisso com o rigor conceitual, relacionando a arte com a ciência e a tecnologia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais