Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o fragmento de texto os conteúdos da Aula 2 da rota de aprendizagem Metodologia do ensino da literatura, analise as seguintes afirmativas:
I. O método Ratio Studiorum dos jesuítas tinha como objetivo uniformizar o ensino de literatura em todo o mundo.
II. Segundo os jesuítas, apenas os autores antigos eram dignos de serem estudados.
III. O ensino da literatura nos colégios jesuíticos abrangia a história da literatura.
IV. A primeira grande modificação no ensino de literatura aconteceu no século XIX com a substituição pelo ensino da história da literatura.
V. A partir da década de 1980, houve uma intensificação das discussões educacionais sobre leitura e literatura na escola. Estão corretas apenas as afirmativas:

I. O método Ratio Studiorum dos jesuítas tinha como objetivo uniformizar o ensino de literatura em todo o mundo.
II. Segundo os jesuítas, apenas os autores antigos eram dignos de serem estudados.
III. O ensino da literatura nos colégios jesuíticos abrangia a história da literatura.
IV. A primeira grande modificação no ensino de literatura aconteceu no século XIX com a substituição pelo ensino da história da literatura.
V. A partir da década de 1980, houve uma intensificação das discussões educacionais sobre leitura e literatura na escola.
A a) Apenas a IV.
B b) Apenas a V.
C c) III e IV.
D d) I, II, IV e V.
E e) I, II, III e IV.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

Analisando as afirmativas apresentadas, as corretas são: I. O método Ratio Studiorum dos jesuítas tinha como objetivo uniformizar o ensino de literatura em todo o mundo. III. O ensino da literatura nos colégios jesuíticos abrangia a história da literatura. IV. A primeira grande modificação no ensino de literatura aconteceu no século XIX com a substituição pelo ensino da história da literatura. V. A partir da década de 1980, houve uma intensificação das discussões educacionais sobre leitura e literatura na escola. Portanto, a alternativa correta é a letra E) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir:

“A sala de aula pode ser um bom espaço de leitura? Se bem-preparado, sim! É possível ter um baú, uma estante, uma sacola com livros que periodicamente são trocados. Há também a possibilidade de organizar cantos de leitura, para as crianças, principalmente, como um lugar aconchegante e convidativo à leitura.”

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZATERA, Luciana Carolina Santos. Rota de aprendizagem da aula 6. Metodologia do ensino de Literatura, Curitiba, Intersaberes, Slide 06.

Considerando o fragmento acima e as informações da Aula 06, Videoaula do Tema 01 – Espaços de leitura: da sala de aula aos acervos itinerantes, da disciplina de Metodologia do ensino de Literatura sobre os espaços de leitura, assinale a alternativa correta:


A Existem três tipos de bibliotecas: a escolar, a pública e a comunitária.
B Todas as cidades do Brasil contam com pelo menos dois tipos de bibliotecas a escolar e a comunitária.
C É importante que espaços de leitura como as bibliotecas mantenham os livros em prateleiras altas, longe do alcance das crianças.
D As bibliotecas comunitárias não permitem que os leitores levem os livros para casa.
E A sacola de leitura deve ser abolida das escolas, uma vez que ela constitui uma concorrência com os usuários da biblioteca escolar.

Atente para a seguinte afirmação:

“[...] o texto literário é polissêmico, pois sua leitura provoca no leitor reações diversas, que vão do prazer emocional ao intelectual. Além de simplesmente fornecer informações sobre diferentes temas – históricos, sociais, existenciais e éticos, por exemplo –, ele também oferece vários outros tipos de satisfação ao leitor: adquirir conhecimentos variados, viver situações existenciais, entrar em contato com novas ideias, etc.”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005, p. 12.

Tendo em vista o fragmento de texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, sobre a adequação das obras literárias a crianças e jovens, assinale a alternativa correta.


A A literatura infantil ou juvenil não deve respeitar os interesses, as competências e as habilidades leitoras da criança e do jovem.
B Para facilitar a adequação da obra ao nível do leitor, é de fundamental importância que as editoras especifiquem para qual faixa etária cada obra é indicada.
C É preciso escolher livros com fonte, espaçamento e quantidade de páginas adequados, bem como com uma linguagem pertinente à maturidade da criança leitora.
D A literatura infantil ou juvenil, por seu caráter pedagógico, tem como principal função trazer informações sobre diversos temas para o leitor.
E A literatura infantil ou juvenil, por apresentar um caráter pedagógico, tem a função de apenas auxiliar na aprendizagem escolar.

A partir da leitura dessa citação e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, assinale a alternativa que explicita de forma correta a concepção de letramento ativo, proposta por Renata Junqueira de Souza:


A O letramento ativo se dá a partir da consolidação do processo de alfabetização, quando a criança se torna apta a ler e compreender o texto escrito.
B O letramento ativo pressupõe o exercício de estratégias de leitura junto à criança desde a educação infantil, antes mesmo do processo de alfabetização, por meio do contato direto com os livros e os diversos suportes de textos para a prática da leitura.
C O letramento ativo se constitui por meio de práticas de leitura sistematizadas por meio de esquemas, em função das quais a aprendizagem se dá na repetição, até que o leitor seja capaz de fazer a leitura por si mesmo.
D O letramento ativo se constitui por meio de atividade proposta pelo professor ao formular questionários que auxiliem o leitor a compreender melhor o texto, traçando um percurso de leitura que o oriente.
E O letramento ativo só é possível por meio do contato direto com o texto escrito, uma vez que é no contato com a palavra escrita que o leitor desenvolverá habilidades de interpretação e compreensão do texto.

Mais conteúdos dessa disciplina