Buscar

1-Os contextos sociais, políticos e econômicos, mediados pela aleatoriedade e contingências da sociedade contemporânea, interferem sobremaneira nas...

1-Os contextos sociais, políticos e econômicos, mediados pela aleatoriedade e contingências da sociedade contemporânea, interferem sobremaneira nas relações da juventude com a educação escolar e perspectivas juvenis e, por conseguinte, nas trajetórias dos/as jovens (SALES, 2016). Na perspectiva do autor os Jovens são considerados como:


Seres liberais, sem futuro

Seres alheios ao meio, sem presente

Seres ativos que sobrepõe seus interesses, satisfazendo-os a partir de um grupo heterogêneo

Seres em trânsito


2-As relações entre educação e trabalho estão interligadas. Nesse sentido, é de fundamental importância entender como a escola se articula e qual o papel desempenhado por ela na sociedade, enquanto instituição de formação do cidadão trabalhador, inserido em um contexto social (BICALHO, 2018). Para Saviani (1996), a educação passou a ser entendida como algo decisivo no desenvolvimento econômico, na década de 60, a partir de que teoria?

Teoria Burocrática

Teoria do trabalho

Teoria do Capital

Teoria da mais valia


3. QUESTÃO Assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso nas sentenças abaixo.

 

( )

A racionalidade quanto aos valores situa-se no domínio do extra científico, referindo-se aos fins a que os conhecimentos e meios engendrados pela racionalidade valorativa devem servir.

( )

A racionalidade finalística é informal se encontra em polo oposto ao da racionalidade quanto aos valores.

( )

A racionalidade meio finalística é utilitária.

( )

A racionalidade não deveria governar o trabalho e a vida social, mas é o que acontece.

V,F,V,F

F,F,V,F

V,F,F,F

V,F,V,V

F,F,V,V


4. QUESTÃOPara Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), a política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve situar-se na compreensão do trabalho como princípio educativo, considerando suas características ontológicas e especificidades históricas. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar.


O trabalho não pode ser excluído da realidade concreta da pessoa.

É necessário superar a visão utilitarista e reducionista do trabalho, por meio da conscientização do trabalhador quanto a sua situação.

É importante que a escola incorpore a perspectiva reducionista e conservadora para o trabalho.

Os saberes são intrínsecos ao trabalhador, determinando sua consciência de realidade.


5. QUESTÃOLeia com atenção as sentenças abaixo.

 

       I.  A oferta generalizada de cursos rápidos de qualificação profissional com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador não tem mostrado melhorar as condições de inserção no mundo do trabalho.

    II.  Um sistema educacional eficiente se evidencia quando verificamos que o desemprego juvenil decorre muitas vezes da falta de qualificação profissional.

 III.  As transformações no sistema capitalista e a internacionalização da produção, decorrentes da revolução tecnológica, sobretudo nas áreas de informática e nas telecomunicações, têm gerado grandes mudanças no perfil da demanda do trabalhador.

 

     Podemos afirmar que

Apenas a sentença I está correta

As sentenças I e III estão incorretas

Apenas a sentença III está incorreta

As sentenças I, II e III estão corretas.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes