Buscar

Conhecer a classificação dos crimes é um tema essencial para Direito Penal por permitir compreender os distintos tipos penais e identificar os crit...

Conhecer a classificação dos crimes é um tema essencial para Direito Penal por permitir compreender os distintos tipos penais e identificar os critérios utilizados por doutrinadores e pela jurisprudência, embora com algumas divergências. De acordo com a classificação doutrinária dos crimes, analise as sentenças a seguir:


I- Os crimes formais também podem ser definidos como crimes de resultado cortado.
II- crime de furto é classificado como crime instantâneo, porém há a possibilidade de um crime de furto ser considerado, eventualmente, crime permanente.
III- O crime de lesão corporal grave em decorrência da incapacidade para as ocupações habituais por mais de 30 dias é classificado, com relação ao momento consumativo, como um crime a prazo.
Pode-se dizer que crime de tráfico de drogas, previsto no artigo 33, caput, da Lei n° 11.343/2006, é um exemplo de crime de perigo abstrato e unissubjetivo.

Essa pergunta também está no material:

uniasselvi
1 pág.

Direito Penal I

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as sentenças apresentadas: I - Os crimes formais também podem ser definidos como crimes de resultado cortado. Essa sentença está incorreta. Os crimes formais são aqueles em que a consumação não depende da produção de um resultado naturalístico, ou seja, não é necessário que o resultado previsto na lei ocorra para que o crime seja considerado consumado. II - O crime de furto é classificado como crime instantâneo, porém há a possibilidade de um crime de furto ser considerado, eventualmente, crime permanente. Essa sentença está correta. O crime de furto é considerado um crime instantâneo, pois se consuma no momento em que o agente obtém a posse da coisa furtada. No entanto, em alguns casos, como quando o agente permanece na posse da coisa furtada por um tempo prolongado, o crime pode ser considerado permanente. III - O crime de lesão corporal grave em decorrência da incapacidade para as ocupações habituais por mais de 30 dias é classificado, com relação ao momento consumativo, como um crime a prazo. Essa sentença está incorreta. O crime de lesão corporal grave é considerado um crime instantâneo, pois se consuma no momento em que ocorre a lesão corporal. A referência a um prazo de 30 dias diz respeito à pena prevista para esse crime, não ao momento consumativo. Quanto à última afirmação, de que o crime de tráfico de drogas é um exemplo de crime de perigo abstrato e unissubjetivo, ela está correta. O crime de tráfico de drogas é considerado um crime de perigo abstrato, pois a lei presume que a conduta de tráfico coloca em perigo a saúde pública, independentemente da ocorrência de algum dano efetivo. Além disso, é um crime unissubjetivo, ou seja, pode ser praticado por uma única pessoa, não exigindo a participação de outras pessoas. Espero ter ajudado a esclarecer as classificações dos crimes mencionados. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição!

0
Dislike0
User badge image

pe.chinchacompraas

A resposta anterior está correta?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais