Buscar

Elementos Subjetivos Sujeitos que compõe a obrigação tributária. Ambos são ligados por um vínculo jurídico estabelecido em lei. a) Ativo – art. 119...

Elementos Subjetivos
Sujeitos que compõe a obrigação tributária. Ambos são ligados por um vínculo jurídico estabelecido em lei.
a) Ativo – art. 119, CTN: pessoa jurídica de direito público, titular da competência para exigência do tributo – União, Estados, Municípios e DF.

Competência: exercem por meio de funções:
▪ Instituir – Poder Legislativo, só por lei;
▪ Regular - Poder Legislativo, só por lei;
▪ Fiscalizar – Poder Executivo, administração tributária;
▪ Arrecadar/Fiscalizar tributos > Poder Executivo, administração tributária.
A capacidade ativa tributária pode ser delegada, apenas na função de fiscalizar e arrecadar tributos. Quem tem capacidade ativa, terá legitimidade para executar em juízo (direito de outrem em nome próprio). A capacidade ativa pode ser revogada a qualquer momento por quem possui a competência tributária – art. 7º, § 2º, CTN.

Delegação de capacidade ativa para pessoa jurídica de direito privado, posições:
a) Pode: e possui como fundamento as entidades de direito público do sistema “S”, que são financiadas por contribuições previstas na CF > doutrinadores.
b) Pode na função de arrecadar, mas não a função de fiscalização, porque só quem fiscaliza e pune é quem possui poder de polícia, logo, pessoa jurídica de direito público > STF + literalidade do art. 119, CTN.

Somente pessoas jurídicas de direito público (autarquias e fundações públicas) podem ser sujeitos ativos da relação jurídica tributária.

b) Passivo – art. 121, CTN: contribuinte ou o responsável tributário.
Contribuinte: aquele que pratica fato gerador. Obs: a capacidade civil não interessa ao direito tributário. Assim ainda que alguém não seja civilmente capaz, a exemplo de um menor de idade, ainda assim será considerado contribuinte se praticar o fato gerador. Inclusive a notificação pode constar o nome do civilmente incapaz. OAB 37

Responsável Tributário: terceiro que não pratica fato gerador, mas a lei impõe o dever de pagar o tributo. OBS: convenções entre particulares não enseja alteração do responsável em pagar o tributo perante


Essa pergunta também está no material:

10- Obrigação Tributária
8 pág.

Direito do Trabalho I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

Os elementos subjetivos da obrigação tributária são compostos pelo sujeito ativo e pelo sujeito passivo. O sujeito ativo é a pessoa jurídica de direito público, como a União, Estados, Municípios e Distrito Federal, que possui a competência para exigir o tributo. Já o sujeito passivo pode ser o contribuinte, que é aquele que pratica o fato gerador do tributo, ou o responsável tributário, que é um terceiro que não pratica o fato gerador, mas é legalmente obrigado a pagar o tributo. Vale ressaltar que a capacidade ativa tributária pode ser delegada, apenas na função de fiscalizar e arrecadar tributos. A capacidade ativa pode ser revogada a qualquer momento por quem possui a competência tributária. Somente pessoas jurídicas de direito público, como autarquias e fundações públicas, podem ser sujeitos ativos da relação jurídica tributária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes