Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa CORRETA que se refere a informatividade:


A) Exerce importante papel na seleção e arranjo de alternativas no texto, podendo facilitar ou dificultar o estabelecimento da coerência.
B) Refere-se ao conjunto de fatores que tornam um texto relevante para dada situação de comunicação corrente ou passível de ser reconstituída.
C) Constitui a contraparte da intencionalidade quando duas pessoas interagem por meio da linguagem, elas se esforçam por fazer-se compreender e procuram calcular o sentido do texto do(s) interlocutor(es).
D) Está ligada ao modo como os emissores usam textos para perseguir e realizar suas intenções, produzindo, para tanto, textos adequados à obtenção dos efeitos desejados.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta que se refere à informatividade é a letra B) Refere-se ao conjunto de fatores que tornam um texto relevante para dada situação de comunicação corrente ou passível de ser reconstituída.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O texto é uma manifestação de linguagem que não obrigatoriamente se vincula apenas à escrita. Isso revolucionou a perspectiva do estudo do texto, pois passou a incluir manifestações não verbais, tais como: gráficos, imagens etc. Considerando as concepções de língua e de linguagem e suas implicações para o ensino de texto, analise as seguintes afirmativas:

Pode-se dizer que a linguagem é a forma de expressar o pensamento. Essa concepção, muito aplicada nos estudos tradicionais sobre o tema, acaba por nos levar, muitas vezes, à errônea ideia de que as pessoas que não conseguem se expressar não pensam.
A linguagem é um instrumento de comunicação. Essa visão, ligada diretamente à teoria da comunicação, percebe a língua como código, que permite transmitir uma mensagem ao receptor. A língua é vista como um código, ou seja, como um conjunto de signos que se combinam segundo regras, e que é capaz de transmitir uma mensagem, informações de um emissor a um receptor.
A linguagem é uma forma de 'inter-ação'. Mais do que transmitir informações, ela é concebida como um espaço para a interação.
O uso do código que é a língua um ato social, envolvendo consequentemente duas pessoas, é necessário que o código seja utilizado de maneira semelhante, preestabelecida, convencionada, para que a comunicação se efetive.
A) As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
B) Todas as afirmativas estão corretas.
C) As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
D) Somente a afirmativa IV está correta.

Qual é a primeira coisa que você faz quando entra na internet? Checa seu e-mail, dá uma olhadinha no Twitter, confere as atualizações dos seus contatos [...]? Há diversos estudos comprovando que interagir com outras pessoas, principalmente com amigos, é o que mais fazemos na internet. Só o Facebook já tem mais de


Existem alguns conceitos que vão ao encontro um do outro - são próximos, possuem certa semelhança. Eles são: dialogismo, intertextualidade, polifonia, entre outros. A partir dessa relação entre tais conceitos, assinale a alternativa CORRETA:


A) Intertextualidade é definida como as vozes de familiares que acabam interferindo no texto de um autor.
B) Dialogismo pode ser entendido como a relação que um texto estabelece com outros textos.
C) Polifonia é a ocorrência das mais variadas entonações possíveis na leitura de um texto.
D) Polifonia é o termo utilizado para definir os diálogos interiores que ocorrem em algum livro ou filme.

Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) O conhecimento interacional relaciona-se ao conhecimento das ações verbais, aquele que envolve as formas de interação pela linguagem.
( ) O conhecimento da gramática e do léxico utilizados para a organização do texto por meios coesivos que a língua põe à disposição faz parte do conhecimento enciclopédico.
( ) O conhecimento enciclopédico refere-se aos conhecimentos advindos do senso comum - aqueles passados de geração em geração.
( ) Os conhecimentos enciclopédico e linguístico são relacionados às palavras ditas ou escritas no texto, ou seja, a experiência, o conhecimento prévio não são parte destes tipos de conhecimento.

Um dos momentos em que a hipertextualidade do leitor se faz mais presente é durante a leitura de uma sequência de reportagens, pois, acompanhar uma determinada história e todos os demais textos que formam essa rede de sentidos e que a complementam, é uma atividade que requer do leitor um movimento de ir e vir, de remissão e projeção, ao mesmo tempo em que ele está inserido no interior do discurso do repórter, ele deve interconectar o dito, isto é, os enunciados verbais e não verbais, com seus conhecimentos prévios.


Mais conteúdos dessa disciplina