Logo Passei Direto
Buscar

Urbanismo

Outros
Leia o trecho a seguir:
“O princípio básico de um programa de conservação e/ou restauração de um bem imóvel de valor cultural consiste em valorizar a sua forma física original, assegurando e ampliando o seu tempo de vida útil. Nas intervenções necessárias para assegurar este valor, é possível utilizar materiais diferenciados e fabricados em épocas distintas, quando utilizados como suporte ou complemento, a fim de que não caracterizem falsificação. A restauração deve revelar a época em que foi executada e preservar os símbolos históricos do patrimônio.”
Fonte: BRAGA, M. (Org). Conservação e restauro. Rio de Janeiro: Ed. Rio, 2003. p. 109.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado técnicas de restauração, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em uma restauração, a substituição de um material degradado por outro contemporâneo só deve ser realizada em caso de extrema necessidade.
Porque:
II. O objetivo a restauração deve ser reconstituir os elementos perdidos do modo mais próximo possível do original.
A seguir, assinale a alternativa correta:

I. Em uma restauração, a substituição de um material degradado por outro contemporâneo só deve ser realizada em caso de extrema necessidade.
Porque:
II. O objetivo a restauração deve ser reconstituir os elementos perdidos do modo mais próximo possível do original.
A Incorreta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B Resposta correta A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C a asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições falsas.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa E: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

e II são asserções verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


B As asserções I e II são proposições falsas.
C Resposta corretaA asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.

Atualmente, o reconhecimento quanto à diversidade cultural existente no cerne das próprias sociedades, com a ampliação do conceito de patrimônio, tem balizado as ações de preservação e restauração no sentido de permitir que mais exemplares entrem na lista de bens a serem preservados no mundo.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a história da restauração, analise as categorias de patrimônio a seguir e associe-as com os seus respectivos locais:

1) Monumentos.
2) Sítios naturais.
3) Conjuntos.
4) Monumentos naturais.
5) Sítios.

( ) Grand Canyon, EUA.
( ) Ouro Preto, Minas Gerais.
( ) Pantanal, no Mato Grosso.
( ) Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí.
( ) Coliseu, em Roma.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A Resposta correta4, 3, 2, 5, 1.
B 4, 1, 2, 5, 3.
C 5, 3, 1, 4, 2.
D 3, 4, 1, 5, 2.
E 3, 1, 5, 2, 4.

Leia o trecho a seguir:

“A arquitetura é a arte inevitável. A todo o momento, acordados ou dormindo, estamos em edifícios, perto de edifícios, em espaços definidos por edifícios, ou em paisagens formadas pelo artifício humano. É possível optar por não olhar para pinturas, esculturas, desenhos, ou qualquer outra arte visual, mas a arquitetura nos toca constantemente, afeta nosso comportamento e condiciona nosso humor psicológico […] é uma forma não verbal de comunicação, um registro da cultura que a produziu.”

Fonte: ROTH, L. M., Entender a arquitetura: seus elementos, história e significado. São Paulo: Gustavo Gili, 2017. p. 1.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a história da restauração, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A preservação dos remanescentes arquitetônicos do patrimônio cultural é um processo bastante complexo.
Porque:
II. Devem ser preservados os exemplares arquitetônicos excepcionais dos povos pregressos.

A seguir, assinale a alternativa correta:


A

Incorreta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C Resposta corretaA asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
E As asserções I e II são proposições falsas.

A restauração em edificações históricas envolve diversas etapas que prescindem de profissionais de diversas áreas, caracterizando-se como uma ação


A

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a história da restauração, pode-se afirmar que o entendimento atual quanto ao patrimônio coletivo consiste em:


A um conjunto de propriedades com valor financeiro.
B um centro histórico de uma determinada cidade.
C remanescentes arquitetônicos do período clássico.
D um conjunto monumentos históricos excepcionais e belos.
E Resposta corretaum conjunto de referências da memória e da identidade coletivas.

Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre as técnicas de restauração, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. É imprescindível que os restauradores tenham conhecimento quanto as causas das patologias em edificações e os possíveis danos a elas.
Porque:
II. Cada dano exige um conhecimento especializado e uma forma de reparação específica.
A seguir, assinale a alternativa correta:

I. É imprescindível que os restauradores tenham conhecimento quanto as causas das patologias em edificações e os possíveis danos a elas.
Porque:
II. Cada dano exige um conhecimento especializado e uma forma de reparação específica.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
E a asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira.

afirmar que os procedimentos de restauro devem:

A remover da edificação os acréscimos mais recentes.
B Incorreta: utilizar materiais e técnicas tradicionais.
C promover a restauração estilística a partir de hipóteses genéricas.
D Resposta correta promover a recuperação da unidade potencial da obra.
E resgatar o estilo artístico mais antigo da obra.

Mais conteúdos dessa disciplina