Buscar

Existem diversas classes de fármacos utilizados para o tratamento das afecções do sistema respiratório, como, por exemplo: expectorantes, broncodil...

Existem diversas classes de fármacos utilizados para o tratamento das afecções do sistema respiratório, como, por exemplo: expectorantes, broncodilatadores, antitussígenos, descongestionantes e estimulantes respiratórios. 

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os fármacos utilizados no sistema respiratório, analise as afirmativas a seguir.

I. Antitussígenos narcóticos são indicados para serem utilizados com expectorantes, potencializando a eliminação do muco.

II. A teofilina é uma metilxantina com ação broncodilatadora que atua como antagonista competitiva da adenosina.

III. A efedrina é um descongestionante pertencente a classe dos agonistas alfa-1 adrenérgicos.

IV. Anti-inflamatórios esteroidais e não esteroidais também são indicados no tratamento de afecções do sistema respiratório.

Qual afirmativa correta?

  1. III e IV.
  2. I e II.
  3. II e III.
  4. I e IV.
  5. II, III e IV.


💡 1 Resposta

User badge image

leili st

A afirmativa correta é:

3. II e III.

Explicação:

I. Antitussígenos narcóticos não são geralmente indicados para serem usados com expectorantes, pois os narcóticos podem suprimir a tosse, enquanto os expectorantes visam promover a eliminação do muco através da tosse. Portanto, a afirmação I está incorreta.

II. A afirmação II está correta. A teofilina é uma metilxantina com ação broncodilatadora e atua como antagonista competitiva da adenosina, o que ajuda a relaxar os músculos das vias respiratórias, resultando em uma melhora da função respiratória.

III. A afirmação III está correta. A efedrina é um descongestionante que pertence à classe dos agonistas alfa-1 adrenérgicos, e ela atua na constrição dos vasos sanguíneos nas membranas mucosas, o que pode aliviar a congestão nasal.

IV. A afirmação IV está incorreta. Anti-inflamatórios esteroidais e não esteroidais podem ser usados em algumas condições respiratórias para reduzir a inflamação, mas eles não são mencionados nas afirmativas fornecidas.

Portanto, as afirmativas corretas são II e III.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais