Buscar

Quais das ideias abaixo são contribuições do pensador Pitágoras? a) PITÁGORAS, INFLUENCIADO PELO ORFISMO, FOI O PRECURSOR DA DOUTRINA DA METEMPSI...

Quais das ideias abaixo são contribuições do pensador Pitágoras?


a) PITÁGORAS, INFLUENCIADO PELO ORFISMO, FOI O PRECURSOR DA DOUTRINA DA METEMPSICOSE. NELA, A ALMA É IMORTAL, PREEXISTENTE AO CORPO; SUA UNIÃO COM ESTE NÃO É NATURAL. A NATUREZA DA ALMA É DIVINA, ENQUANTO A DO CORPO É NATURAL, MORTAL, CORRUPTÍVEL.
b) Pitágoras destaca a consciência reflexiva do homem. Desde as conotações do mandamento conhece-te a ti mesmo, o ser humano entra em contato com sua própria verdade e com a verdade das coisas, com o logos. Esse homem descrito por Sócrates tem a capacidade racional de dar respostas aos questionamentos éticos, característica que é constituinte de um ser espiritual. Uma vez que esse tema será desenvolvido na Unidade 3, não iremos aprofundar aqui sua explicação.
c) Incorporando os ensinamentos de seu mestre, Pitágoras fala do espírito como constitutivo diferencial do homem. De orientação pitagórica, afirma que a alma espiritual simboliza a parte essencial do homem e o resto, o corpo, é um simples instrumento dessa alma. Na antropologia platônica, portanto, o homem fica diferenciado pela alma.
d) Superando o dualismo platônico (corpo-alma), Pitágoras faz do ser humano um ser unitário em substância e essência. A alma informa o corpo e, portanto, não pode existir separadamente – o homem é um ser no mundo.
e) Pitágoras sempre esteve centrado no estudo da natureza. Não demorou a perceber que o homem era o ponto culminante dessa natureza por causa da capacidade própria para perceber o sentido que as coisas possuem.

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO 2
2 pág.

Filosofia Centro Universitário UNIFAVENICentro Universitário UNIFAVENI

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As contribuições do pensador Pitágoras são: a) PITÁGORAS, INFLUENCIADO PELO ORFISMO, FOI O PRECURSOR DA DOUTRINA DA METEMPSICOSE. NELA, A ALMA É IMORTAL, PREEXISTENTE AO CORPO; SUA UNIÃO COM ESTE NÃO É NATURAL. A NATUREZA DA ALMA É DIVINA, ENQUANTO A DO CORPO É NATURAL, MORTAL, CORRUPTÍVEL. c) Incorporando os ensinamentos de seu mestre, Pitágoras fala do espírito como constitutivo diferencial do homem. De orientação pitagórica, afirma que a alma espiritual simboliza a parte essencial do homem e o resto, o corpo, é um simples instrumento dessa alma. d) Superando o dualismo platônico (corpo-alma), Pitágoras faz do ser humano um ser unitário em substância e essência. A alma informa o corpo e, portanto, não pode existir separadamente – o homem é um ser no mundo. Essas são as contribuições de Pitágoras mencionadas nas opções a, c e d.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes