Logo Passei Direto
Buscar
E) III, apenas. “Os xamãs yanomami não trabalham por dinheiro, como os médicos dos brancos. Trabalham unicamente para o céu ficar no lugar, para podermos caçar, plantar nossas roças e viver com saúde. Nossos maiores não conheciam o dinheiro. (... ) O dinheiro não nos protege, não enche o estômago, não faz nossa alegria. Para os brancos, é diferente. Eles não sabem sonhar com os espíritos como nós. Preferem não saber que o trabalho dos xamãs é proteger a terra, tanto para nós e nossos filhos como para eles e os seus.” KOPENAWA, D. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. (adaptado) A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir. I. As diferenças culturais entre índios x amãs ianomâmis e o Homem branco são notórias. Na perspectiva xamã, enquanto o indígena associa o trabalho como meio para manter a ordem natural protegida, para o homem branco é diferente, fato que demonstra a ocorrência da relação etnocêntr ica. PORQUE II. As palavras do xamã ianomâmi demonstram que sua forma de interpretar o mundo é a mais coerente dentre as possíveis ou ainda bem como impõe juízo de valor sobre a cultura do outro. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
User badge image
Joelma Regina

há 2 anos

User badge image
Joelma Regina

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as asserções: I. As diferenças culturais entre os xamãs yanomami e o homem branco são notórias. Na perspectiva xamã, enquanto o indígena associa o trabalho como meio para manter a ordem natural protegida, para o homem branco é diferente, fato que demonstra a ocorrência da relação etnocêntrica. Essa afirmação é verdadeira, pois destaca a diferença de valores e significados atribuídos ao trabalho entre as duas culturas, evidenciando a etnocentrismo. II. As palavras do xamã yanomami demonstram que sua forma de interpretar o mundo é a mais coerente dentre as possíveis ou ainda bem como impõe juízo de valor sobre a cultura do outro. Essa afirmação é problemática. Embora o xamã tenha uma visão de mundo que é válida dentro de sua cultura, afirmar que é a "mais coerente" ou que impõe um juízo de valor sobre a cultura do outro pode ser considerado etnocêntrico também, pois não reconhece a validade das diferentes formas de interpretação do mundo. Com base nessa análise, a primeira asserção é verdadeira, enquanto a segunda é mais complexa e pode ser considerada falsa ou, no mínimo, problemática. Portanto, a alternativa correta deve reconhecer que a primeira asserção é verdadeira e a segunda é questionável. Se houver opções específicas para escolher, por favor, forneça-as para que eu possa indicar a alternativa correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A partir do texto apresentado, avaliando as asserções: I. As diferenças culturais entre índios xamãs yanomamis e o Homem branco são notórias. Na perspectiva xamã, enquanto o indígena associa o trabalho como meio para manter a ordem natural protegida, para o homem branco é diferente, fato que demonstra a ocorrência da relação etnocêntrica. II. As palavras do xamã yanomami demonstram que sua forma de interpretar o mundo é a mais coerente dentre as possíveis ou ainda bem como impõe juízo de valor sobre a cultura do outro. A respeito dessas asserções, a alternativa correta é: E) III, apenas. Isso significa que apenas a asserção III está correta, enquanto as asserções I e II estão incorretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina