Sabe-se que não há apenas um tipo de autismo, mas vários, causados por diferentes combinações de influências genéticas e ambientais. Analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) A Síndrome de Asperger já foi conhecida como TGD. Em 2013, de acordo com o DSM-V, foi classificada com outro CID e passou a ser conhecida como uma Síndrome.
( ) Uma das origens do autismo é o fator genético. Este interfere diretamente em um único gene específico, associado exclusivamente ao transtorno do espectro autista.
( ) Muitas crianças não recebem o diagnóstico precocemente, o que causa alguns transtornos às relações sociais e de aprendizagem. Contudo, um dos sinais que podemos rastrear e que nos serve de alerta é a dificuldade em sustentar o contato visual enquanto são alimentadas.
( ) Um dos fatores que foram descartados pelo DSM-V e que influenciam negativamente as crianças com TEA são as questões ambientais ligadas diretamente ao período pré-natal e ao parto.
( ) Os sinais do TEA ocorrem, em sua grande maioria, com crianças entre dois e três anos. Contudo, em algumas situações, conseguimos realizar o diagnóstico mais cedo.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de V e F:
F – V – F – V – F. F – V – V – F – F. F – F – V – F – V. V – F – F – V – V.