Buscar

Questão 1 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Texto da questão As sociedades contemporâneas estão, hoje, experimentando regimes políticos e formas inovad...

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão

As sociedades contemporâneas estão, hoje, experimentando regimes políticos e formas inovadoras de gestão públicas que permitirão responder, ao longo do tempo futuro, em que medida os governos poderão pender, nas práticas de democracia participativa, mais para a democracia representativa ou para a direta. Segundo Pires (2016), o controle societal está sujeito a limitações. Leia as alternativas abaixo e julgue as que podem indicar limitações ao controle societal:
1) Na medida em que se consolida o controle das finanças e das políticas públicas de natureza societal, é conveniente que entre ele e os controles estatais tradicionais (interno e externo) haja interação no sentido de não se sobreporem ou se tornarem concorrentes.
2) Preocupações com custos não devem ser esperadas das instâncias de controle societal (sendo típicas de controle interno).
3) Ao mesmo tempo, não virá do controle societal a ação para que a priorização de obras e serviços respeite os interesses mais legítimos das comunidades, típicas do controle externo.
4) O controle externo, exercido pelo parlamento, com seu crivo político legitimado pelos processos eleitorais e o apoio técnico de tribunais de contas é, por seu turno, uma conquista da democracia representativa que o controle societal deve complementar e, por vezes, comutar porque responde pela sociedade.
5) O controle societal é exercido através de recortes geográficos e temáticos que fracionam o território e fatiam as políticas públicas.
As opções que indicam possíveis limitações ao controle societal são:


a. 2, 3 e 4
b. 3, 4 e 5
c. 1, 2 e 4
d. 1, 2 e 5
e. 2, 3 e 4

Essa pergunta também está no material:

Educação Fiscal- Orçamento e Coesão Social- Prova
9 pág.

Educação Fiscal Tributação, Orçamento e Coesão Social Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que indica possíveis limitações ao controle societal é a letra d. Portanto, as opções corretas são 1, 2 e 5.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais