Buscar

Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010, p. 411), “[...] a organização e a gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para ...

Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010, p. 411), “[...] a organização e a gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição escolar [...]. A organização e a gestão escolar, assim, são meios para garantir as finalidades da escola.” LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007. Considerando esses importantes aspectos, leia as afirmativas, considerando aquelas que apresentam corretamente o que os autores concebem como uma boa gestão escolar. I. Uma gestão de qualidade se baseia numa organização estratégica do trabalho, porém não coaduna com discursos que se fundamentem em qualquer dualidade entre a dimensão administrativa e a dimensão pedagógica. II. Uma escola bem gerida não pode garantir qualidade nas aprendizagens, pois o diretor não pode se responsabilizar pelo que acontece em sala de aula, de modo que todos os alunos alcancem bons níveis de qualidade nas aprendizagens. III. Numa gestão escolar de qualidade, muitas vezes é razoável e estratégico estabelecer alguns limites na participação da comunidade e na resolução dos problemas da instituição escolar. IV. Os modelos de gestão guiados por práticas democráticas privilegiam relações de entrelaçamento entre funções, de forma a oportunizar discussões e decisões coletivas. É correto o que se afirma em:

I. Uma gestão de qualidade se baseia numa organização estratégica do trabalho, porém não coaduna com discursos que se fundamentem em qualquer dualidade entre a dimensão administrativa e a dimensão pedagógica.
II. Uma escola bem gerida não pode garantir qualidade nas aprendizagens, pois o diretor não pode se responsabilizar pelo que acontece em sala de aula, de modo que todos os alunos alcancem bons níveis de qualidade nas aprendizagens.
III. Numa gestão escolar de qualidade, muitas vezes é razoável e estratégico estabelecer alguns limites na participação da comunidade e na resolução dos problemas da instituição escolar.
IV. Os modelos de gestão guiados por práticas democráticas privilegiam relações de entrelaçamento entre funções, de forma a oportunizar discussões e decisões coletivas.
a. I e II, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I e III, apenas.
d. II e IV, apenas.
e. I e V, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 2 (A2)_ Revisão da tentativa
10 pág.

Gestão Escolar Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas UnidasCentro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as informações apresentadas, podemos identificar que as afirmativas corretas são: I. Uma gestão de qualidade se baseia numa organização estratégica do trabalho, porém não coaduna com discursos que se fundamentem em qualquer dualidade entre a dimensão administrativa e a dimensão pedagógica. IV. Os modelos de gestão guiados por práticas democráticas privilegiam relações de entrelaçamento entre funções, de forma a oportunizar discussões e decisões coletivas. Portanto, a alternativa correta é a letra d) II e IV, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais