Buscar

A água é um composto químico essencial à vida. Nas plantas, a água é o componente que se encontra em maior quantidade, participando da estrutura e ...

A água é um composto químico essencial à vida. Nas plantas, a água é o componente que se encontra em maior quantidade, participando da estrutura e de diversas reações metabólicas fundamentais ao crescimento e desenvolvimento. Sobre a importância e as funções da água, analise as afirmativas a seguir:

I- A água é composta por um átomo de oxigênio (O) ligado a dois átomos de hidrogênio (H), sendo um solvente importante, participando de diversas reações químicas e sendo meio de transporte no interior da planta.
II- A água forma uma estrutura polar, sendo as moléculas ligadas através de pontes de hidrogênio, conferindo diversas propriedades como a coesão, a adesão e a tensão, tornando-a um excelente solvente.
III- A água tem propriedades como a coesão e adesão, resultando em fraca força de atração entre as moléculas, sendo importante apenas no transporte dos nutrientes até as raízes e sem efeito no transporte nos vasos como o xilema.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C Somente a afirmativa II está correta.
D As afirmativas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual fisiologia
6 pág.

Fisiologia Vegetal Universidade SalvadorUniversidade Salvador

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) As afirmativas I e II estão corretas. A água é composta por um átomo de oxigênio (O) ligado a dois átomos de hidrogênio (H), sendo um solvente importante e participando de diversas reações químicas. Além disso, a água forma uma estrutura polar, com moléculas ligadas por pontes de hidrogênio, conferindo propriedades como coesão, adesão e tensão, tornando-a um excelente solvente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais