Buscar

Leia o trecho a seguir: “Vários tipos de agressão podem resultar na morte celular e perda de tecido (erosão ou ulceração). A reparação é o processo...

Leia o trecho a seguir:
“Vários tipos de agressão podem resultar na morte celular e perda de tecido (erosão ou ulceração). A reparação é o processo de reconstituição do tecido lesado, em que as células mortas são substituídas por células viáveis. A reparação se dá através de dois mecanismos.”
Fonte: BARROS, A. L. S. et al. Caderno de referência 1: citopatologia ginecológica. Brasília: Ministério da Saúde; Rio de Janeiro: CEPESC, 2012.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as reações proliferativas benignas, analise as afirmativas a seguir:
I. A reparação pode ocorrer por regeneração ou fibrose, sendo que no primeiro caso há substituição das células lesadas por outras de tipo celular diferente.
II. Inflamação severa, biópsia e radioterapia podem levar à destruição focal dos epitélios, o que leva o epitélio a realizar processos de reparação.
III. No epitélio escamoso da ectocérvice e da vagina, o processo de reparação ocorre por meio da proliferação de células de reserva.
IV. Para o citologista, é difícil diferenciar se a origem do processo de reparação é escamosa ou cervical.
Está correto apenas o que se afirma em:


1. Correta: II e IV.
2. I e III.
3. II e III.
4. I e II.
5. I e IV.