Buscar

Leia o excerto a seguir: “A Educação Física é uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada aqui de ...

Leia o excerto a seguir:
“A Educação Física é uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada aqui de cultura corporal. Ela será configurada com temas ou formas de atividades, particularmente corporais, como as nomeadas anteriormente: jogo, esporte, ginástica, dança ou outras, que constituirão seu conteúdo. O estudo desse conhecimento visa aprender a expressão corporal como linguagem”. (COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. p. 62.)
O trecho do livro “Metodologia do ensino da Educação Física” descreve a cultura corporal. Apesar desse livro ser referência na abordagem crítica-superadora, outras abordagens descritas na década de 1990 refletiam sobre a cultura corporal, papel importante sobre a identidade e o direcionamento da área. Isso trouxe, consequentemente, novas perspectivas em relação ao papel da Educação Física escolar. Considerando as informações do livro-texto sobre o conceito de cultura corporal presente nas abordagens criadas, assinale a alternativa que descreve o conceito da cultura corporal do movimento e sua relação com a formação dos alunos.


1. A cultura corporal do movimento tem como objetivo trazer o entendimento da Educação Física no aspecto biológico, considera que os alunos devem compreender o funcionamento anatômico e fisiológico de seu corpo, a fim de promover a saúde e, desse modo, melhorar a qualidade de vida da população.
2. Na década de 1990, as abordagens que surgiram tinham como perspectiva responder e atender às necessidades da classe trabalhadora, com o intuito de preparar as pessoas para o mercado de trabalho. Assim, a cultura corporal era a preparação do corpo para execução das tarefas laborais.
3. A cultura corporal de movimento significa compreender e estudar o corpo sem relação histórica, pois entende-se que o movimento é um gesto biológico, ou seja, é independente do momento histórico.
4. A Educação Física escolar pautada na cultura corporal do movimento é entendida como uma disciplina que influencia a sociedade e, ao mesmo tempo, sofre influência dela. Sendo assim, essa disciplina tem como conteúdo o corpo e movimento como meio e fim, além de estimular a autoavaliação e a emancipação dos sujeitos.
5. A Educação Física na escola, pautada na cultura corporal do movimento, tinha como objetivo reproduzir com perfeição técnica os esportes, e o professor em sua prática pedagógica tinha o papel central no controle e na adequação dos movimentos corporais, sempre em busca do aperfeiçoamento técnico.

Essa pergunta também está no material:

pedagogia dos esportes aol 3
11 pág.

Educação Física Centro Universitário do NorteCentro Universitário do Norte

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 4: "A Educação Física escolar pautada na cultura corporal do movimento é entendida como uma disciplina que influencia a sociedade e, ao mesmo tempo, sofre influência dela. Sendo assim, essa disciplina tem como conteúdo o corpo e movimento como meio e fim, além de estimular a autoavaliação e a emancipação dos sujeitos". A cultura corporal do movimento é uma abordagem que considera o movimento humano como uma construção histórica e social, e não apenas como um gesto biológico. A Educação Física escolar, nessa perspectiva, tem como objetivo estimular a reflexão crítica sobre o corpo e o movimento, além de contribuir para a formação de sujeitos autônomos e emancipados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais