Buscar

Com o novo país, era necessário estabelecer quem seriam os brasileiros e se todos os brasileiros seriam cidadãos. Em uma nação em que boa parte da ...

Com o novo país, era necessário estabelecer quem seriam os brasileiros e se todos os brasileiros seriam cidadãos. Em uma nação em que boa parte da população era escravizada ou de grupos indígenas, o tema foi polêmico durante a Constituinte: "O interessante dessa discussão é que ela aponta que, na escrita da Constituição, era preciso solucionar o impasse gerado pela adoção de um modelo liberal em um país escravista. Era possível adotar os princípios liberais, uma vez que os direitos fossem associados ao exercício de cidadania e esta seria exclusiva dos homens livres assimilados. Por isso, no debate, a principal questão estava em definir se nacionalidade e cidadania eram indissociáveis ou não". (DOLHNIKOFF, Miriam. História do Brasil Império. São Paulo: Contexto, 2017. p. 37). Sobre este importante tema, podemos afirmar que


indígenas não assimilados culturalmente e pessoas escravizadas foram incluídas como cidadãs na Constituição de 1824, o que acelerou o processo da abolição no país.
a Constituição de 1824 não conseguiu estabelecer as definições dos dois termos, mas na prática tanto pessoas escravizadas como indígenas não assimilados culturalmente não possuíam direitos políticos.
nacionalidade e cidadania foram considerados de mesmo valor pela Constituição de 1824, ou seja, bastava nascer no Brasil para ser um cidadão brasileiro.
ficou definido que os membros da comunidade nacional eram os cidadãos (e não os brasileiros). Assim, no momento em que o escravizado alcançasse a liberdade ou o indígena fosse assimilado, ele faria parte da sociedade legalmente reconhecida.
ficou decidido pela Constituição de 1824 que de nenhuma maneira pessoas que um dia foram escravizadas pudessem se tornar cidadãs no Brasil, o que excluía grande parte da população.

Essa pergunta também está no material:

Exercício 02 - Inicio do Brasil Colonial
4 pág.

História do Brasil Colonial Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto citado, podemos afirmar que a Constituição de 1824 não conseguiu estabelecer as definições dos dois termos, mas na prática tanto pessoas escravizadas como indígenas não assimilados culturalmente não possuíam direitos políticos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes