Buscar

A sátira e a comédia têm a função de provocar o riso e fazer pensar. Ou seja, servem para fazer crítica social e motivar o leitor a refletir sobre ...

A sátira e a comédia têm a função de provocar o riso e fazer pensar. Ou seja, servem para fazer crítica social e motivar o leitor a refletir sobre o texto. O espectador ou leitor ri porque reconhece uma situação que está fora do esperado, seja moral ou eticamente. No Renascimento, por exemplo, diversos autores fizeram uso dessa estratégia, como, por exemplo, Gil Vicente, Camões, Shakespeare, Montaigne e Maquiavel, entre outros. 

Você é um professor de português do ensino médio e vai trabalhar com os seus alunos a sátira no teatro de Gil Vicente. Você apresentará aos alunos uma cena do frade e do diabo, da obra Auto da barca do inferno. 

A partir da leitura da cena, você traz o seguinte questionamento:

Qual o propósito da sátira nessa obra, publicada em 1517? Durante a aula, os alunos devem identificar a sátira, a quem se dirige e quais elementos no texto provam esse ponto de vista. 


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O propósito da sátira na obra "Auto da barca do inferno", de Gil Vicente, publicada em 1517, é fazer uma crítica social e moral da sociedade portuguesa da época, representando a passagem de almas para o céu ou para o inferno. A sátira é dirigida a diferentes grupos sociais, como o clero, a nobreza e o povo, e utiliza elementos cômicos para expor os vícios e as hipocrisias desses grupos. Os alunos devem identificar esses elementos no texto, como as falas dos personagens, as situações apresentadas e as características dos mesmos.

0
Dislike0
User badge image

Rosemari Santos Almeida

A sátira é uma estratégia literária em que se utiliza o humor para ridicularizar um tema, pessoa ou instituição e fazer uma crítica. ​​​​​​​A cena mostra um diálogo entre o diabo-barqueiro e o frade no momento do juízo final. O frade é ridicularizado e tem o seu comportamento criticado. O barqueiro pede que o frade suba na barca que o levará ao inferno e o frade fica surpreso. Diz que, por ser membro do clero e rezar muito, teria direito à salvação. Seu comportamento, porém, não condiz com os votos que fez ao se tornar frade.

Na análise dessa cena do auto, o professor deve mostrar aos alunos os seguintes elementos que indicam sátira: o frade chega cantando e dançando, de mãos dadas com a namorada e portando armas e escudo de esgrima. Fica claro que o frade não renunciou aos prazeres mundanos, pois namorava, frequentava bailes e lutava esgrima.

Assim, o humor está justamente na surpresa que o frade sente ao ser levado ao inferno pelo diabo. A crítica que se constrói no texto, portanto, é aos membros do clero que não obedecem às regras da Igreja. 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais