Buscar

Segundo o boletim epidemiológico ano 5 nº 6, de 28 de dezembro de 2005, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, no Brasil, no ...

Segundo o boletim epidemiológico ano 5 nº 6, de 28 de dezembro de 2005, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, no Brasil, no período de 1999 a 2004, foram identificados 3.737 surtos de doenças transmitidas por alimentos, incluindo a ingestão de água. Sobre o tema marque a opção correta.

As doenças de transmissão hídrica são provenientes somente do consumo e/ou contato com água não tratada, contato com efluentes de esgotos domésticos ou industriais.
E.nana e Giardia lamblia são microrganismos comuns em mananciais que recebem esgoto sem tratamento. Contudo a G. lamblia se apresenta com o maior risco a saúde pública já que sua dose infecciosa é menor que a da E.nana.
O tratamento mais comum de efluentes domésticos é o de lodos ativados. Esse processo utiliza digestão aeróbica ou anaeróbica para a remoção de sólidos dissolvidos. Adicionalmente esse método é capaz de eliminar ovos de protozoários entéricos, o que permite seu uso na agricultura de hortaliças.
Um parasito que representa pouco risco a saúde pública é o Cryptosporidium sp. por ser facilmente detectável por métodos de campo e a sua criptosporidiose, geralmente, tem cura espontânea após um mês.
Os coliformes fecais indicam indiretamente a presença de contaminantes intestinais na água. Esses são excelentes bioindicadores, já que não sofrem variações na sua população do ambiente natural.
a) Apenas a afirmativa 1 está correta.
b) As afirmativas 2, 3 e 5 estão corretas.
c) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 estão corretas.
d) Apenas a afirmativa 5 está correta.

Essa pergunta também está no material:

Exercício PARASITOLOGIA CLÍNICA
7 pág.

Biomedicina Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "As afirmativas 2, 3 e 5 estão corretas." A afirmativa 2 é verdadeira, pois tanto E.nana quanto Giardia lamblia são microrganismos comuns em mananciais que recebem esgoto sem tratamento. A afirmativa 3 também é verdadeira, pois o tratamento mais comum de efluentes domésticos é o de lodos ativados, que utiliza digestão aeróbica ou anaeróbica para a remoção de sólidos dissolvidos e é capaz de eliminar ovos de protozoários entéricos, permitindo seu uso na agricultura de hortaliças. Já a afirmativa 5 é verdadeira, pois os coliformes fecais são excelentes bioindicadores, já que não sofrem variações na sua população do ambiente natural, e indicam indiretamente a presença de contaminantes intestinais na água.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina