Buscar

(Laboratório Virtual - Miniestação de tratamento de água). As estações de tratamento de água (ETAs) funcionam como verdadeiras fábricas para produz...

(Laboratório Virtual - Miniestação de tratamento de água). As estações de tratamento de água (ETAs) funcionam como verdadeiras fábricas para produzir água potável. Atualmente, em estações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), são tratados mais de 119 mil litros de água por segundo. O processo convencional de tratamento de água é dividido em fases. Em cada uma delas existe um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade. Sobre essa temática, analise as sentenças a seguir:
I- Um dos fatores que interfere na coagulação é a temperatura da água, já que águas acima de 30 ºC podem desestabilizar as cargas dos agentes químicos.
II- A decantação é a etapa que antecede a filtração. Os principais fatores que influenciam a velocidade de decantação são as densidades dos sólidos e do líquido, a forma e o diâmetro das partículas, a viscosidade do meio e a velocidade de ascensão da água.
III- Somente ao final de sistemas de tratamento que utilizam água bruta de mananciais subterrâneos existe a obrigatoriedade da etapa de desinfecção, sendo o cloro o principal agente desinfectante.
Assinale a alternativa CORRETA:


A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual
5 pág.

Saneamento Ambiental Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As sentenças I e III estão corretas. Justificativa: - A sentença I está correta, pois a temperatura da água pode interferir na coagulação, já que águas acima de 30 ºC podem desestabilizar as cargas dos agentes químicos. - A sentença II está incorreta, pois a decantação é a etapa que antecede a filtração, mas os principais fatores que influenciam a velocidade de decantação são a densidade dos sólidos e do líquido, a forma e o diâmetro das partículas, a viscosidade do meio e a temperatura da água. - A sentença III está correta, pois a desinfecção é uma etapa obrigatória em sistemas de tratamento que utilizam água bruta de mananciais subterrâneos, sendo o cloro o principal agente desinfetante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais