Buscar

Quando há conflitos entre normas internas de um determinado Estado e normas internacionais, duas teorias tentam solucionar essa questão, a monista ...

Quando há conflitos entre normas internas de um determinado Estado e normas internacionais, duas teorias tentam solucionar essa questão, a monista e a dualista. Sobre essas teorias, assinale a alternativa CORRETA.

A corrente dualista não é adotada pelos países.
De acordo com a corrente dualista, o direito interno e o direito internacional convivem em uma única ordem jurídica.
A corrente monista e a dualista apresentam as mesmas respostas para o conflito entre as normas internas e as internacionais.
Os autores monistas dividiram-se em duas correntes, uma sustentando a unicidade da ordem jurídica sob o primado do direito internacional e a outra apregoando a soberania do direito nacional de cada Estado soberano.
Segundo a corrente monista, quando há conflito entre as normas internas e as normas internacionais, essas últimas prevalecem.
a) A corrente dualista não é adotada pelos países.
b) De acordo com a corrente dualista, o direito interno e o direito internacional convivem em uma única ordem jurídica.
c) A corrente monista e a dualista apresentam as mesmas respostas para o conflito entre as normas internas e as internacionais.
d) Os autores monistas dividiram-se em duas correntes, uma sustentando a unicidade da ordem jurídica sob o primado do direito internacional e a outra apregoando a soberania do direito nacional de cada Estado soberano.
e) Segundo a corrente monista, quando há conflito entre as normas internas e as normas internacionais, essas últimas prevalecem.

Essa pergunta também está no material:

direito internacional
1 pág.

Direito Internacional Público e Privado

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "Segundo a corrente monista, quando há conflito entre as normas internas e as normas internacionais, essas últimas prevalecem." A corrente monista defende a existência de uma única ordem jurídica, na qual o direito internacional e o direito interno se complementam. Dessa forma, em caso de conflito entre as normas internas e as normas internacionais, as últimas devem prevalecer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais