Buscar

O sistema endócrino envolve o estudo da ação de diferentes hormônios, substâncias liberadas na corrente sanguínea, atingindo glândulas e órgãos alv...

O sistema endócrino envolve o estudo da ação de diferentes hormônios, substâncias liberadas na corrente sanguínea, atingindo glândulas e órgãos alvos. Maria tem um problema hormonal que os médicos não conseguem diagnosticar. Diferentes exames relatam disfunções hormonais. Sabe-se que Maria teve problemas na glândula hipófise há muito tempo. Diante desta afirmação, é possível dizer que Maria venha a: I- Ter problemas hormonais de tireoide, com disfunções no metabolismo corporal. II- Não sofrer com osteoporose, pois a hipófise não tem relação com o metabolismo de células ósseas. III- Ter alterações na secreção de aldosterona e na pressão sanguínea, por causa da relação do eixo da glândula hipotálamo-hipófise-adrenal. IV- Sofrer com aumento de peso e dificuldades para dormir, pois o eixo hipotálamo e hipófise envolve características de fome e saciedade, ansiedade e ritmo circadiano.

Ter problemas hormonais de tireoide, com disfunções no metabolismo corporal.
Não sofrer com osteoporose, pois a hipófise não tem relação com o metabolismo de células ósseas.
Ter alterações na secreção de aldosterona e na pressão sanguínea, por causa da relação do eixo da glândula hipotálamo-hipófise-adrenal.
Sofrer com aumento de peso e dificuldades para dormir, pois o eixo hipotálamo e hipófise envolve características de fome e saciedade, ansiedade e ritmo circadiano.
a. As afirmacoes I, II e III estão corretas.
b. As afirmações I, III e IV estão corretas.
c. As afirmações II e IV estão corretas.
d. As afirmações II, III e IV estão corretas.
e. As afirmações I e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

U3 - Avaliação da Unidade - Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal
1 pág.

Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal UnimeUnime

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a descrição do problema hormonal de Maria, é possível dizer que a alternativa correta é a letra B: As afirmações I, III e IV estão corretas. I - Ter problemas hormonais de tireoide, com disfunções no metabolismo corporal, pois a glândula hipófise é responsável por secretar o hormônio estimulante da tireoide (TSH), que regula a produção de hormônios tireoidianos. III - Ter alterações na secreção de aldosterona e na pressão sanguínea, por causa da relação do eixo da glândula hipotálamo-hipófise-adrenal, já que a hipófise é responsável por secretar o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que estimula a produção de hormônios pelas glândulas adrenais, incluindo a aldosterona. IV - Sofrer com aumento de peso e dificuldades para dormir, pois o eixo hipotálamo e hipófise envolve características de fome e saciedade, ansiedade e ritmo circadiano. A hipófise secreta o hormônio do crescimento (GH), que está relacionado ao metabolismo de gorduras e carboidratos, além de influenciar o sono.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais