Buscar

No âmbar (resina fossilizada de árvores) da região de Cambay, noroeste da Índia, já foram encontradas formigas, abelhas e outros insetos preservado...

No âmbar (resina fossilizada de árvores) da região de Cambay, noroeste da Índia, já foram encontradas formigas, abelhas e outros insetos preservados com dezenas de milhões de anos. Agora, análises realizadas em outras amostras do âmbar de Cambay mostraram hepáticas e musgos, plantas do grupo das briófitas, um dos primeiros vegetais a ocupar a Terra. Os fragmentos de folhas e caules têm estimados 52 milhões de anos, época em que as florestas de angiospermas, plantas com flores e frutos, começaram a se formar. Pesquisadores encontraram no âmbar partes bem preservadas de uma hepática, o que permitiu a descrição de uma nova espécie, chamada Microlejeunea nyiahae, que se torna a representante mais antiga da família Lejeuneaceae, a mais diversificada entre as hepáticas. Botânicos da Alemanha, Malásia, Austrália, Suécia, Hungria, Índia, Estados Unidos e Brasil - Denilson Peralta, do Instituto de Botânica (IBt) de São Paulo - participaram da caracterização dessa nova espécie já extinta de briófita. A descoberta amplia o conhecimento sobre os processos de espécies nesse grupo de plantas e indica que outros seres desconhecidos ainda podem sair do âmbar indiano. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

As informações disponíveis sobre a diversidade de plantas avasculares no mundo revela que o grupo das hepáticas é o mais rico em número de espécies, dentre às briófitas. Além disso, os dados do registro fóssil apontam que as briófitas foram as primeiras plantas a colonizarem o ambiente terrestre.
Quanto mais se estuda os registros fósseis, mais descobertas serão reveladas. Dentre as novidades, uma nova espécie de briófita foi descrita a partir do estudo de vestígios preservados em um âmbar indiano. Essa descoberta revela a importância da taxonomia para o conhecimento da botânica.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa pergunta também está no material:

Diversidade de Criptógamos Avaliação Final (Objetiva) - Individual
8 pág.

Diversidade de Criptogamos Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. A primeira asserção é verdadeira, pois as hepáticas são o grupo mais diversificado de briófitas, que são plantas avasculares. Já a segunda asserção também é verdadeira, pois as briófitas foram as primeiras plantas a colonizarem o ambiente terrestre, conforme indicado pelos registros fósseis. A segunda asserção justifica a primeira, pois a descoberta de uma nova espécie de briófita em um âmbar indiano reforça a importância da taxonomia para o conhecimento da botânica e indica que ainda há muito a ser descoberto sobre essas plantas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais