Buscar

A hierarquia viária, uma medida e forma usual de classificação de estradas em que cada tipo de estrada tem uma classificação em relação ao conjunto...

A hierarquia viária, uma medida e forma usual de classificação de estradas em que cada tipo de estrada tem uma classificação em relação ao conjunto de tipos, é uma parte vital do desenho da rede viária urbana. A razão é que não podemos garantir gerenciamento adequado, padrões de engenharia e práticas de manutenção aplicadas a uma determinada estrada até que sua hierarquia seja determinada. Na rede viária urbana, para uma via, existe uma correlação inversa entre sua mobilidade e acessibilidade. Em geral, uma via arterial tem um status mais elevado e é mais importante que uma via coletora ou local. Assim, até certo ponto, a mobilidade está positivamente relacionada com a importância da estrada na rede. Assim, poderíamos usar a importância da estrutura da estrada para refletir a mobilidade. Sobre a hierarquia do sistema viário urbano e o uso do solo, marque a alternativa correta.


Vias arteriais são definidas pela ligação de diferentes distritos, cidades ou municípios, e devem ter, conforme determinado pelo DNIT com no mínimo oito faixas de tráfego em duas direções.
A articulação direta entre vias arteriais e vias locais é desejável nos entroncamentos, pois hierarquicamente estas se sucedem, produzindo uma rede de vias que se complementam.
As vias coletoras são vias de acesso local, que servem para distribuir o tráfego de veículos nas vias arteriais e locais.
As vias locais são vias de acesso rápido, que servem para distribuir o tráfego de veículos nas vias arteriais e coletoras.
As vias arteriais são vias de acesso rápido, que servem para distribuir o tráfego de veículos nas vias coletoras e locais.

Essa pergunta também está no material:

Estácio_ Alunos - Mobilidade e Sistemas de Transporte
6 pág.

Sistemas de Transportes Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Simulado

Vias coletoras são vias de ligação entre bairros, conectando-os e permitindo o escoamento do transporte público por ônibus
Gabarito Estácio
1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A articulação direta entre vias arteriais e vias locais é desejável nos entroncamentos, pois hierarquicamente estas se sucedem, produzindo uma rede de vias que se complementam."

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais