Buscar

Por que a prática da psicologia hospitalar é definida como psicologia da saúde e a psicologia não o é? E por que a psicoterapia não é incluída no r...

Por que a prática da psicologia hospitalar é definida como psicologia da saúde e a psicologia não o é? E por que a psicoterapia não é incluída no rol das práticas englobadas pela psicologia da saúde se ela, em última instância, atua com a saúde mental do paciente?!” (ANGERAMI, 2018, p. 4). 


Tal questionamento surge quando pensamos sobre os motivos pelos quais a psicologia hospitalar, psicologia da saúde e psicologia clínica se confundem. 


De acordo com o texto indicado e sobre as diferenças entre as áreas da psicologia e psicologia da saúde, ANALISE as afirmativas a seguir:


 


I. A Psicologia é uma ciência que possui várias divisões. A psicologia clínica compõe o campo em que são aplicados teorias e princípios da Psicologia, promovendo a saúde mental das pessoas. 


II. Ainda que não exista uma delimitação formal, podemos enquadrar como sendo psicologia da saúde aquelas práticas que não atuem em uma integração da saúde mental com a saúde física e social do paciente.


III. A psicologia da saúde não precisa do enquadre limitador de um consultório, visto que tem como campo de atuação a própria realidade de sua inserção. Uma psicologia ao mesmo tempo clínica, social, hospitalar e institucional e que, por isso, tem uma visão mais ampla dos conceitos de saúde.


IV. A psicologia da saúde surge como uma superação dos paradigmas da psicologia clínica. O modelo clínico médico começa a ser superado pelo enfrentamento dos paradigmas e limites do consultório. Enquanto a psicologia clínica está preocupada com a promoção da saúde, a psicologia da saúde está preocupada com a implicações psicológicas da doença.


 


Ao analisar as afirmativas, ASSINALE a alternativa CORRETA.


Grupo de escolhas da pergunta


Somente as asserções I, III e IV são verdadeiras.


Somente a asserção I é verdadeira.


Somente as asserções II e IV são falsas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A psicologia hospitalar é definida como psicologia da saúde porque atua diretamente na saúde física e mental do paciente, enquanto a psicologia clínica é uma das áreas da psicologia que promove a saúde mental das pessoas. A psicoterapia não é incluída no rol das práticas englobadas pela psicologia da saúde porque a psicologia da saúde tem um campo de atuação mais amplo, que inclui a saúde física e social do paciente, e não apenas a saúde mental. Sobre as afirmativas apresentadas, a alternativa correta é: Somente as asserções I, III e IV são verdadeiras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais