Buscar

Questão 11 O coeficiente de Poisson é adimensional e seu valor para os materiais podem variar de Osv≤0,5, sendo mais comum encontrar valores entre...

Questão 11 O coeficiente de Poisson é adimensional e seu valor para os materiais podem variar de Osv≤0,5, sendo mais comum encontrar valores entre 0.25 ≤ v≤0.33. O coeficiente de Poisson relaciona quais grandezas?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O coeficiente de Poisson relaciona a deformação transversal com a deformação axial de um material quando submetido a uma carga. Ele é definido como a razão entre a deformação transversal e a deformação axial.

0
Dislike0
User badge image

Karol Silva

O coeficiente de Poisson é uma propriedade adimensional que relaciona as deformações longitudinais (alongamento ou encurtamento) e as deformações transversais (expansão ou contração) de um material quando submetido a uma carga externa. Em outras palavras, ele descreve como um material responde a uma carga aplicada, relacionando as mudanças nas dimensões do material nas direções longitudinal e transversal.

O coeficiente de Poisson é denotado pela letra grega "ν" (nu) e é definido como a razão entre a deformação transversal (ΔD) e a deformação longitudinal (ΔL):

ν = -ΔD / ΔL

Geralmente, o valor do coeficiente de Poisson varia de 0 a 0,5, e valores entre 0,25 e 0,33 são comuns para muitos materiais. Isso significa que a deformação transversal é normalmente uma fração das deformações longitudinais, e o valor específico de ν depende das propriedades do material em questão. Quanto maior o valor de ν, mais rígido é o material, pois ele resiste mais às deformações transversais em relação às deformações longitudinais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais