Buscar

A área de computação no Brasil teve início no final dos anos 1960, quando os primeiros computadores chegaram às universidades. As pioneiras em ofer...

A área de computação no Brasil teve início no final dos anos 1960, quando os primeiros computadores chegaram às universidades. As pioneiras em oferecer o curso de Ciência da computação foram a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade de Campinas (Unicamp), em 1969. Na década de 1970, a informática se expandiu no Brasil com a criação de cursos de graduação em várias universidades, como USP, UFMG, UFRJ, UFPB e UFPE. A Capre, uma comissão do governo federal, apoiou as instituições de ensino e incentivou o desenvolvimento e a pesquisa na área de computação.

Fonte: adaptado de: SANTOS, M. et al. Pensamento computacional. rev. téc. Adriano José Vogel. Porto Alegre : SAGAH, 2021. E-book.Com base no fragmento de texto, descreva como a área de computação no Brasil se desenvolveu desde o final dos anos 1960 até os dias atuais.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A área de computação no Brasil teve início no final dos anos 1960, quando os primeiros computadores chegaram às universidades. As pioneiras em oferecer o curso de Ciência da computação foram a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade de Campinas (Unicamp), em 1969. Na década de 1970, a informática se expandiu no Brasil com a criação de cursos de graduação em várias universidades, como USP, UFMG, UFRJ, UFPB e UFPE. A Capre, uma comissão do governo federal, apoiou as instituições de ensino e incentivou o desenvolvimento e a pesquisa na área de computação. Atualmente, a área de computação no Brasil é bastante desenvolvida, com diversas universidades oferecendo cursos de graduação e pós-graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, entre outros. Além disso, o país conta com uma indústria de tecnologia em crescimento, com empresas nacionais e internacionais investindo em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais