Buscar

Existe uma série de fatores celulares endógenos que são capazes de inserir mutações no genoma. As alterações moleculares induzidas por esses compon...

Existe uma série de fatores celulares endógenos que são capazes de inserir mutações no genoma. As alterações moleculares induzidas por esses componentes endógenos são denominadas espontâneas e podem ocorrer devido:

  • à presença de radiação ionizante e aos radicais livres do metabolismo energético celular.
  • aos radicais livres do metabolismo celular e a deslizes da DNA-polimerase na replicação do DNA.
  • aos radicais livres provenientes da incidência de radiação ionizante e aos erros durante a replicação do DNA em função da presença de tautômeros de bases.
  • aos dímeros de timina provocados pela incidência de radiação UV e às reações de desaminação de bases provocadas por ácido nitroso.
  • às reações de desaminação nas bases do DNA, provocadas pelo ambiente aquoso intracelular, e à presença dos agentes químicos análogos, de bases que induzem erros na replicação do DNA.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "aos radicais livres do metabolismo celular e a deslizes da DNA-polimerase na replicação do DNA." Esses fatores endógenos podem causar mutações espontâneas no genoma, e a letra B apresenta as duas causas mais comuns dessas mutações.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais