Buscar

O que são cláusulas abusivas em contratos de consumo e qual é o objetivo da anulação ou nulidade dessas cláusulas? Cláusulas abusivas são aquelas ...

O que são cláusulas abusivas em contratos de consumo e qual é o objetivo da anulação ou nulidade dessas cláusulas?

Cláusulas abusivas são aquelas que colocam o consumidor em desvantagem excessiva no contrato, violando os princípios fundamentais do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no Brasil.
A anulação ou nulidade das cláusulas abusivas visa restabelecer a igualdade entre as partes contratantes, garantindo que o consumidor não seja prejudicado de forma injusta.

Essa pergunta também está no material:

O equilíbrio contratual é reestabelecido no momento em que as cláusulas abusivas são consideradas nulas ou anuláveis
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Isso mesmo! Cláusulas abusivas são aquelas que colocam o consumidor em desvantagem excessiva no contrato, violando os princípios fundamentais do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no Brasil. O objetivo da anulação ou nulidade dessas cláusulas é restabelecer a igualdade entre as partes contratantes, garantindo que o consumidor não seja prejudicado de forma injusta. Dessa forma, o consumidor pode exercer seus direitos e ter acesso a produtos e serviços de qualidade, sem ser vítima de práticas abusivas por parte das empresas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais