Logo Passei Direto
Buscar
  1. Segundo Silva (2010), o ensino da pontuação focado em atividades com frases isoladas tem sido objeto de muitas críticas. Sabendo disso, a profa. Rosana quer buscar uma forma alternativa para esse trabalho com seus alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I. Ela observou as práticas das seguintes professoras:
  2. – A profa. Bete está trabalhando com sua turma o gênero textual carta de reclamação. Ela pode escrever na lousa uma das cartas de reclamação produzida por um aluno sem a pontuação. Junto com a turma ela vai fazendo a leitura e perguntando para a classe onde eles acham que a pontuação deve ser colocada. Ela ouve as hipóteses, faz a explicação e pontua corretamente a carta.
  3. – A profa. Soraia entregou para seus alunos uma lista com frases para que eles colocassem a pontuação. Quando terminaram, ela recolheu as listas para fazer a correção depois.
  4. – A Profa. Heloisa organizou seus alunos em duplas e entregou para cada dupla uma cópia de notícia de jornal sem nenhuma pontuação no texto. Ela pediu que as duplas fizessem a leitura e depois discutissem e colocassem a pontuação na notícia. Durante a realização da atividade, ela foi passando entre as duplas e ajudando caso precisassem.
  5. Das práticas observadas, qual ou quais atende(m) a intenção da profa. Rosana?
  6. a.Heloisa, apenas.
  7. b.Bete e Heloisa, apenas.
  8. c.Soraia e Bete, apenas.
  9. d.Soraia e Heloisa, apenas.
  10. e.Bete, apenas.


User badge image
Natália Santos

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à pergunta, vamos analisar as práticas das professoras observadas e como elas se relacionam com a intenção da profa. Rosana de buscar uma forma alternativa para o ensino da pontuação. 1. Profa. Bete: Trabalha com uma carta de reclamação sem pontuação, envolvendo os alunos na leitura e discussão sobre onde a pontuação deve ser colocada. Essa prática é interativa e promove a reflexão sobre a pontuação, o que é positivo. 2. Profa. Soraia: Entrega uma lista de frases para que os alunos coloquem a pontuação. Essa abordagem é mais tradicional e não envolve discussão ou colaboração entre os alunos, o que pode ser menos eficaz. 3. Profa. Heloisa: Organiza os alunos em duplas para trabalhar com uma notícia de jornal sem pontuação. Eles discutem e colocam a pontuação juntos, com a professora ajudando durante a atividade. Essa prática é colaborativa e permite que os alunos aprendam uns com os outros, o que é uma abordagem mais dinâmica. Diante disso, as práticas que atendem à intenção da profa. Rosana são as da Profa. Bete e da Profa. Heloisa, pois ambas promovem a interação e a reflexão sobre a pontuação de maneira mais eficaz. Portanto, a alternativa correta é: b. Bete e Heloisa, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) Bete e Heloisa, apenas. A prática da profa. Bete, ao trabalhar com a turma o gênero textual carta de reclamação, permite que os alunos percebam a importância da pontuação para a compreensão do texto. Já a prática da profa. Heloisa, ao entregar para cada dupla uma cópia de notícia de jornal sem nenhuma pontuação no texto e pedir que as duplas fizessem a leitura e depois discutissem e colocassem a pontuação na notícia, permite que os alunos percebam a importância da pontuação para a organização do texto. A prática da profa. Soraia, ao entregar para seus alunos uma lista com frases para que eles colocassem a pontuação, não permite que os alunos percebam a importância da pontuação para a compreensão e organização do texto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um texto não fica pronto na primeira vez em que é escrito, por isso o professor deve ensinar os alunos a melhorarem os textos que produzem. Das práticas descritas, qual a que tem mais potencial para levar o aluno a melhorar seus textos?

a. A profa. Débora leva para casa os textos que seus alunos produzem nas aulas. Ela acredita que, em sua casa, ela tem mais condições de fazer uma correção adequada.
b. Renata, que é professora do quarto ano do Ensino Fundamental I, faz a correção dos textos de seus alunos e orienta que eles escrevam cinco vezes cada palavra que escreveram com a ortografia incorreta para memorizarem melhor a escrita correta.
c. Depois de finalizarem os textos sobre os animais da Amazônia, a profa. Janete pediu que as duplas trocassem de texto com outra dupla e que fizessem a revisão de ortografia e de coerência. Na etapa seguinte, ela escolheu um dos textos produzidos e fez a revisão na lousa, apontando incorreções ortográficas e de organização e sentido do texto, pedindo que cada dupla verificasse em seu texto as indicações de equívocos apontados pela dupla que fez a revisão.
d. A profa. Giane assinala com caneta vermelha os erros de ortografia que seus alunos cometem em seus textos. Para ela, essa é a melhor maneira de fazer com que eles percebam seus equívocos.
e. A profa. Alessandra recolheu os textos que as duplas produziram com o tema “Minha brincadeira preferida” e entregou para os alunos papéis para que pudessem desenhar a brincadeira que escolheram. Enquanto eles desenhavam, ela aproveitou para fazer a correção dos textos.

Mais conteúdos dessa disciplina